Para vitiligo pode ser usado o chá de cipó-de-São-João, sob a forma de banhos diários ou infusão alcoólica. Muitas espécies nativas podem ser cultivadas, não havendo necessidade de serem coletadas na natureza. São exemplo o jaborandi, a carqueja, a salsaparrilha e a espinheira santa.
No tratamento para vitiligo podem ser utilizados medicamentos orais, como corticoides, que auxiliam a estabilizar a doença. Medicamentos imunomoduladores (substâncias que interferem no sistema imunológico) também auxiliam a evitar a progressão da doença e, em geral, têm menos efeitos adversos do que os corticoides.
Na década de 70 e 80 o hospital utilizava plantas indianas, com bons resultados medicinais, para tratar o vitiligo e outras doenças. Atualmente são utilizadas outras plantas, como a Acariçoba (Hidrocotileumbelata), que agem no sistema nervoso e é ótimo para a pele e o tradicional Açafrão (Curcuma longa).
Através de tratamentos dermatológicos é possível frear a progressão das manchas. “O tratamento é feito com corticoides sistêmicos ou tópicos, imunomoduladores, psoralenicos, fototerapia e transplante de melanócitos em pacientes clinicamente estáveis.
Um peeling químico é uma forma de remover a hiperpigmentação e revelar pele nova e uniformemente pigmentada. Os tratamentos com laser têm um efeito semelhante aos peelings químicos, mas o tratamento pode ser aplicado de forma mais precisa.
45 curiosidades que você vai gostar
Possíveis causas
Alterações autoimunes, em que o próprio sistema imunológico ataca os melanócitos; Doenças hereditárias que passam de pais para filhos; Lesões na pele, como queimaduras ou exposição a substâncias químicas.
O Ácido Retinoico, por exemplo, é ideal para tratar sinais do fotoenvelhecimento, como a hiperpigmentação, as manchas e as sardas. Outra ótima opção para clarear manchas é o Ácido Kójico, que não é fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.
Sabe-se que alguns fatores associados desencadeiam ou pioram o quadro. Entre eles, destacam-se traumas e distúrbios emocionais importantes. Em vista disso, o acompanhamento psicoterápico pode ajudar no tratamento. Drauzio – O impacto que as lesões do vitiligo provoca nos portadores da doença é muito grande.
Em pacientes com diagnóstico de vitiligo, deve-se evitar os fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes. Evitar o uso de roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição ao sol. Controlar o estresse é outra medida bem-vinda.
Quem pode ser considerado fornecedor?
Quem pode participar do Prouni 2022?
Como criar um bom plano operacional?
Quem teve câncer pode tomar vitamina D?
Como criar um aplicativo igual ao Uber?
Qual é o habitat dos aracnídeos?
Como ocorre a quebra da lactose?
Foi encontrado o avião que caiu no mar?
O que o juiz fala ao começar um julgamento?
Qual o CFOP de devolução de bonificação?
O que é preposição no raciocínio lógico?
Quando vai sair o dinheiro do Fundeb?