Como resultado, a vida reprodutiva das matrizes primíparas será comprometida de forma bastante significativa. O recomendado é fornecer às matrizes em lactação ração equivalente a 1% do seu peso vivo, além de ½ kg a mais para cada leitão amamentado.
Ração desenvolvida para suínos em reprodução, matrizes no terço final da gestação e durante toda a lactação, formulada para fornecer todas as necessidades nutricionais, como os minerais, proteína e energia.
Na fase de terminação é necessário fornecer rações balanceadas para se obter melhor qualidade. Podem ser fornecidos ingredientes como milho, soja e cereais alternativos como sorgo, DDGS, milheto, triguilho e triticale, assim como resíduos agroindustriais.
A maneira mais econômica de aumentar o consumo de energia em matrizes gestantes é aumentando a quantidade de ração fornecida. No entanto, um consumo de ração excessivo, irá gerar um consumo de energia excessivo, aumentando a espessura de toucinho da matriz.
Rações e suplementos formulados com ingredientes energéticos e proteicos, considerados os mais adequados para o crescimento de leitões e a sua engorda, devido às combinações de elevado valor nutritivo.
Aumentando-se o consumo energético durante a gestação, há um aumento lógico no ganho de peso das porcas até o parto, conforme descrito por vários autores. Porém, tem sido observado que os animais que ganham peso na gestação são os que apresentam maior perda de peso durante a lactação (Lima, 1991).
Com uma média de ingestão de 2,0 kg de alimento por dia, cada macho consome por ano 730 kg de ração, ou 2,32 kg por leitão.
Para pequenos produtores, pode-se utilizar a mistura manual da ração com enxada e/ou pá em local com piso pavimentado e limpo (figura 2). Figura 2. Mistura manual de ração. Caso o produtor faça maiores quantidades (acima de 300 kg), já é recomendada a utilização de um misturador de ração (figura 3).
As baias devem ser de piso ripado ou parcialmente ripado. Pisos parcialmente ripados devem ter aproximadamente 2/3 da baia com piso compacto e o restante (1/3) com piso ripado, onde os leitões irão defecar, urinar e beber água.
Fêmeas que consomem, nas dietas, exces- so de energia entre 75 e 90 dias de gestação podem apresentar prejuízo na formação das glândulas ma- márias e, como consequência, redução na produção de leite no período da lactação, especialmente em fê- meas primíparas (HEAD & WILLIAMS, 1991).
Não ajustar ao máximo o nível de alimentação. Cada 100g porca/dia de ração, custa 0,15 €/leitão. Não variar o nível de alimentação entre o Verão e o Inverno: se as condições ambientais são diferentes, as necessidades de manutenção também.
Com este conhecimento, podemos agir ativamente, plantando, comprando, armazenando e transformando os alimentos, de acordo com o necessário para produzir as rações para a criação. Os conceitos de ingrediente e nutriente são importantes e devem estar claros para entendermos a formulação de rações.
Formular rações é definir a quantidade de alimentos a fornecer a um animal durante o dia, devendo o conjunto de alimentos estar equilibrado nutricionalmente, para que possa ser ingerido em quantidades suficientes, assegurando assim o nível de produção desejada (Batista, 2008) CONCEITO Elaborar Ração = Equilíbrio
A partir dos 90-95 dias de gestação é recomendável aumentar a dose diária de ração em 1 kg aproximadamente para maximizar o crescimento do feto. Embora este aumento seja muito aconselhável, nalgumas situações pode ser melhor evitá-lo:
Em qual momento a língua espanhola começou a se expandir pelo mundo?
Como a escravidão afetou a economia?
O que fazer para acabar com a laringite?
Como tratar calvície hereditária?
Como saber se é micose na unha?
Como usar o medicamento Enterex?
O que tomar para amigdalite viral?
Como utilizar camisa feminina?
O que pode ser representado no mapa?
Como podemos classificar a mobilidade dental?
O que são acumuladores de animais?
O que pode causar um desequilíbrio ácido-básico?
Como acender churrasqueira com carvão briquete?
O que é a felicidade para o epicurismo?
Que serve o carbonato de magnésio?