Por ser muito rígido, o exoesqueleto não permite aos artrópodes o crescimento corporal, por isso esses animais trocam periodicamente o exoesqueleto para crescerem. A essa troca do exoesqueleto damos o nome de muda ou ecdise. ... Para que o animal consiga crescer novamente é necessária uma nova muda.
A muda ou ecdise é um processo que ocorre nos artrópodes e está relacionado com o crescimento desses animais. ... Devido a essa limitação de crescimento, os artrópodes devem realizar mudas periódicas, que consistem na troca do exoesqueleto antigo por um novo.
Artrópodes (filo Arthropoda) são animais dotados de patas articuladas e que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) nitidamente segmentado. Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra. O grupo dos insetos tem a maior diversidade entre os animais, sendo os besouros os mais comuns.
Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta. As carapaças deixadas por ocasião das mudas são as exúvias (do latim exuviae, "vestidos largados").
Assim, periodicamente, esse exoesqueleto é eliminado para que o animal desenvolva-se por meio de um processo denominado de muda ou ecdise. Esse processo é controlado pelo sistema endócrino por intermédio da ação do hormônio ecdisona, que inicia o ciclo.
A verdade é que não há sequer um lugar no planeta que eles não possam ser encontrados! Os artrópodes possuem o corpo segmentado em cefalotórax e abdômen nos crustáceos e quelicerados e em cabeça, tórax e abdômen nos insetos e miriápodes. Eles também possuem apêndices articulados, as patas e as antenas, que permitem a movimentação.
Em artrópodes terrestres o exoesqueleto é coberto por uma cera impermeável que impede a desidratação, ou seja, a perda de água para o ambiente. Por possuírem o corpo revestido pelo exoesqueleto, os artrópodes não crescem continuamente e, dessa forma, precisam trocá-lo algumas vezes para que consigam crescer.
Abaixo, exemplos dos outros grupos: escorpião (aracnídeos), lagosta (crustáceos), lacraia (quilópodes) e piolho-de-cobra (diplópodes). Todos os artrópodes possuem o corpo dotado de vários segmentos e apêndices articulados, como patas e antenas, que possibilita movimentos.
O sistema respiratório também se modifica entre os diferentes tipos de artrópodes. Nos insetos é realizado por uma traqueia, nos crustáceos, por brânquias. O sistema nervoso dos artrópodes constitui-se de dois gânglios cerebrais e um cordão nervoso central.
Como saber se a bateria de minha placa mãe está boa?
Por que o Palmeiras foi fundado?
Como passar cenoura na pele do rosto?
Como descobrir se o anel e prata?
Como se plantar alho e cebola?
O que foi o Primeiro Império Babilônico?
Como usar cenoura para crescimento extremo do cabelo?
Qual a melhor posição do sol para apartamento?
Quanto tempo demora a erva a crescer?
Quando surgiu o primeiro mapa do Brasil?
Como olhar pressão no aparelho digital?
Como ativar os cartões do Free Fire?
Quando foi criado o sistema carcerário brasileiro?
Como plantar Elodea no aquário?
Quem foi o primeiro ator na história do teatro?
Como fazer o plantio de rúcula?
Quando surgiu o sistema Toyota?