A parte amarela do ovo tem mais gorduras, é verdade, mas também é rica em ferro, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico.
No passado, os ovos eram uma escolha controversa de alimento devido ao seu alto teor de gordura saturada e colesterol. No entanto, toda a gordura e colesterol estão na gema.
A gema é a parte mais densa do ovo, contendo de 20% a 30% do peso do alimento. Rica em vitamina A, vitamina D, em cálcio, ômega-3, vitamina B e outros nutrientes, essa bolinha amarelada é cheia de benefícios para a saúde. Apesar de ser a parte mais gordurosa e calórica do ovo, as suas vantagens são inúmeras.
A gema do ovo é a parte que concentra aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras boas, importantes para o bom funcionamento do organismo. Portanto, não há por que evitar consumi-la. Muito pelo contrário: ela é saudável, nutritiva, saborosa e muito versátil, sendo utilizada nas mais diversas receitas.
Ao tirar a parte amarela do ovo, você vai deixar de ingerir diversos nutrientes essenciais para o organismo, como ferro, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico.
31 curiosidades que você vai gostar
Segundo os defensores dessa recomendação, para a reconstrução muscular, o ideal é comer apenas a clara, parte do alimento rica em proteínas e baixa em gordura. A gema, por sua vez, teria apenas gordura e, portanto, não traria benefício nenhum.
Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias. A gema de ovo carrega o colesterol, gorduras e a maior parte das calorias em geral. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema. Ou seja, não descarte a gema.
- Em estudos feitos com indivíduos saudáveis, o consumo de um a três ovos por dia foi associado a um aumento dos níveis de HLD colesterol (colesterol benéfico) e com a redução dos níveis de LDL colesterol (o ruim/prejudicial à saúde).
Resultados. Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções. Já nas quantidades de lipídeo, eles apresentam-se de certa forma similares, mas o ovo de galinha é o que possui menor teor.
De acordo com Bruna, sso não causa significativas diferenças nutricionais, tornando o ovo orgânico muito melhor que o branco ou marrom. “Os ovos orgânicos têm um pouco mais de proteínas, ferro e retinol (que é a vitamina A). Além disso, eles possuem um pouco menos de colesterol que o ovo branco comum.
O ovo é uma das mais conhecidas fontes de proteínas e aminoácidos para a nossa saúde. Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.
As claras dos ovos são desses ingredientes enaltecidos por quem quer trincar os músculos. Utilizar só essa parte do alimento seria vantajoso porque ela proporciona um bom montante de proteínas – a principal matéria-prima de bíceps, tríceps e afins–, e ainda contém poucas gorduras.
Por sua vez, um documento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, classificou os ovos como alimentos que causam uma quantidade normal de gás, não fazendo parte do grupo dos alimentos considerados maiores produtores de gases.
O que acontece nesses casos é que, apesar de o ovo ser um alimento nutritivo, existem nutrientes que não estão presentes nele. Assim, alguém que coma apenas ovos vai acabar desenvolvendo algum tipo de deficiência de vitaminas ou minerais.
Na verdade, a gema é uma boa fonte de antioxidantes, como luteína e zeaxantina, é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (combate à depressão), antioxidantes, vitaminas B e E, entre outros nutrientes.
Gema de ovo : de cor amarela, semelhante à cor da gema do ovo.
O ovo é uma alternativa bastante saudável para repor os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo e para o consumo de proteínas.
Ovo cozido > Elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito. Além disso, ele é menos calórico: um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75. Ovos mexidos >É uma das formas mais fáceis e deliciosas de preparar esse alimento.
Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas.
Estudos mostram um consenso na quantidade de ovos permitidos por dia. Segundo eles, consumir de 3 a 4 unidades diariamente faz bem para a saúde.
O ovo deve ser bem cozido e não deve ser ingerido com a gema mole, pois assim há chances de contaminação pela bactéria Salmonella. O alimento cru pode causar intoxicação alimentar.
Em outras palavras, ovos mexidos podem gerar menos gases que cozidos! Não precisa deixar de comer ovo cozido mas se vc é daqueles que produz muitos gases não custa selecionar a melhor técnica.
Nos ovos mexidos várias ligações são quebradas. Em outras palavras, ovos mexidos podem gerar menos gases que cozidos!
SINTOMAS DA ALERGIA AO OVOErupções cutâneas/urticária.Congestão nasal (rara)Chiados leves e tosse (raros)Sintomas digestivos (por exemplo dor de estômago, diarreia e náusea)Vômito.
“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.
O que não pode fazer no dia santo?
São características da gengivite?
Quantas espécies de anfíbios tem no Brasil?
Qual a melhor opção para jantar?
Quem responde pelas dívidas do falecido?
Qual a diferença entre transferência e histórico escolar?
Como funciona transição de sexo?
Quem são os semifinalista do The Voice?
O que significa zero de lactose?
Quando bebo água meu peso aumenta?
Quantos quilos de cama de frango por hectare?
Qual a anestesia mais dolorida?
Qual foi a principal consequência do crescimento das cidades?