Sedentário(a): Quem não pratica nem praticou esporte ou atividade física nos últimos 12 meses.
As pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade física são chamadas de sedentárias. Quando a pessoa não faz nenhum tipo de atividade física e tem uma alimentação ruim, acaba desenvolvendo alguns problemas de saúde, e um deles pode ser a obesidade.
O esportista, também conhecido como desportista, é aquele que se dedica ao esporte, em qualquer modalidade, de forma amadora ou profissional.
Não faltam desculpas para justificar o sedentarismo e a falta de disposição. A principal delas corresponde à falta de tempo para se dedicar com afinco a um esporte. As pessoas reclamam que o horário de trabalho, o deslocamento no trânsito e até os afazeres domésticos não deixam espaço na agenda para isso.
Você sabia que uma pessoa sedentária é considerada quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas. O indivíduo ativo deve gastar no mínimo 300 calorias por dia. O sedentarismo possui alta incidência na população, sendo considerado um problema de saúde pública.
A falta de exercício pode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou obesidade e, se associado a estes, pior ainda.
De acordo com dados do IBGE 2017, estes são os principais motivos pelos quais os brasileiros não praticam atividades físicas: 51% não se exercitam por falta de tempo. 20,3% por problemas saúde ou pela idade avançada. 13,9% por não gostarem ou não terem vontade.
Para pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, não se movimentam, de forma espontânea no dia a dia e passam grande parte do tempo sentadas ou deitadas, saibam que sem o estímulo do movimento físico, o corpo paga um preço muito alto para manter o equilíbrio de todas as suas funções. E essa conta chega um dia.
Assim, antes de iniciar a prática de atividades físicas, é preciso fazer uma série de exames para que se possa saber se há qualquer alteração cardiovascular, motora ou articular que possa impedir ou limitar a realização de exercícios.
Pessoas que não fazem atividade física são potencialmente doentes. Está cientificamente comprovado que a atividade física é a medicina preventiva mais barata e eficiente que existe. Uma pessoa sedentária tem 70% mais chances de desenvolver qualquer tipo de doença que uma pessoa fisicamente ativa.
E como já se dizia na Grécia Antiga, corpo são, mente sã, o exercício físico regular libera uma série de substâncias que ajudam na prevenção e tratamento da depressão, da ansiedade, e até na Doença de Alzheimer.
Para que serve selante de cílios?
Quem é a cantora mais famosa do mundo 2021?
Qual a finalidade da mangueira que sai do Hidrovacuo?
Quem são os Verdes na Alemanha?
Quem tem pancreatite pode tomar leite?
Quem são os herdeiros na comunhão parcial de bens?
Qual é o algarismo romano de 6?
Porque meus e-mails não aparecem na caixa de entrada?
Qual o remédio bom para esclerose múltipla?
Quais são os tipos de sociedades que existem e quais suas categorias?
Como gravar áudio no Animaker?
Qual a importância da estatística na pesquisa científica?
Qual a responsabilidade de uma manicure?
O que é uma ata de uma reunião?
Quando começa a vida para o direito penal?
Qual o teste que diferencia Streptococcus pyogenes?