A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.
a complexidade do cérebro
O cérebro é um órgão complexo e muitas pesquisas ainda estão sendo feitas para entender o que acontece dentro dele quando alguém tem depressão. Sabe-se que substâncias químicas estão envolvidas nesse processo, mas não é uma simples questão de falta ou excesso de neurotransmissores.
O que acontece no cérebro em casos de depressão? O cérebro é formado por células, os neurônios, que se comunicam por meio de substâncias chamadas neurotransmissores. Quando uma pessoa está em depressão, alguns neurotransmissores, por algum motivo, não circulam como deveriam.
O córtex pré-frontal lateral, a área que mais distingue o cérebro humano de outros animais e fundamental para o planejamento e o controle voluntário de nossas ações e pensamentos, tem menos "comando" sobre o córtex límbico nos pacientes deprimidos.
Um estudo publicado nesta segunda-feira (26) na revista Nature Communications sugere que a atividade excessiva em uma região do cérebro chamada córtex cingulado anterior subgenual (CCAsg) é a base de vários sintomas-chave de transtornos de humor e ansiedade, incluindo a depressão.
28 curiosidades que você vai gostar
Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.
Essas conexões de células nervosas dependem de produtos químicos chamados neurotransmissores que transmitem informações de uma célula nervosa para a próxima. Se as vias que conectam regiões específicas do cérebro não funcionam de forma eficiente, os problemas relacionados ao humor ou à ansiedade podem aparecer.
A área pré-motora fica mais ativa do que o resto do cérebro quando se imagina um movimento, sem o executar. Se se executa, a área motora fica também ativa.
É o caso da Amígdala e o Núcleo Dorsal da Rafe (NDR). O Núcleo Central da Amígdala (NCA), envolvido no resposta emocional à dor, mantém conexões com áreas encefálicas relacionadas a transtornos de humor e ao medo, de modo que é um possível ponto em comum entre a dor e a depressão.
Qual continente tem mais animais?
Como são formados os acordes do violão?
Como se explica as diferenças de tamanho entre as duas plantas?
Quanto tempo dura a Faculdade de Odontologia nos EUA?
Como são formados os ventos alísios?
Como saber o tipo de extintor?
O que são fósseis e como eles formam?
Onde ocorre a formação dos frutos de uma planta?
Como são formados os terrenos vulcânicos no Brasil?
Como terminar o ensino médio na pandemia?
Como se forma o solo quais elementos os compõem?
É possível conectar mais de um dispositivos Bluetooth?
Como se inscrever para participar do programa do Luciano Huck?
Como descobrir o termo regente?
Como identificar a causa de uma dor de cabeça?
Quem estará no programa do Danilo Gentili hoje?