Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos.
Independente de religião, muitas pessoas usam o branco, pois além de uma cor marcante que representa a paz, elas acreditam que o mesmo afasta as energias negativas e energiza quem o usa. O branco repele as energias negativas e eleva as vibrações. Estimula a memória e gerencia o equilíbrio interior.
Obaluaê: branco com preto.Xangô: Marrom.Iansã: Vermelho.Oxum: amarelo.Iemanjá: azul-claro.Nanã: lilás ou Roxo.
No candomblé, Oxalá é representado pela cor branca, tem como dia da semana a sexta-feira e é considerado o criador dos seres vivos. O antropólogo explicou ainda que o branco pode ser determinado como a cor oficial de Salvador, pois evoca a paz e a nossa ancestralidade.
Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.
25 curiosidades que você vai gostar
Os Sacerdotes de casas Jeje-nagos usam o girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois eles acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris.
Saudação: Ora Yê iê, ô! – significa: Olha por nós, Mãezinha! Saudação – Ora yeyê ó!
Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos.
O branco é a cor oficial da Umbanda, não só por representar a paz, mas também pelo sentido que possui relacionado aos fundamentos da religião.
A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade.
No candomblé, cada um dos orixás (divindades da religião iorubá) simboliza um elemento da natureza e possui uma cor de preferência. O amarelo seria a cor de Oxum, orixá feminino que representa a riqueza, a beleza e a fertilidade, explica o sociólogo Reginaldo Prandi.
Gabriel indica as cores vermelha (fogo), amarela (ouro), azul (tranquilidade) e verde (fartura). “Todas ligadas aos orixás de 2022". Segundo a stylist Manu Carvalho, a cor da calcinha não muda o ano.
“Tem gente que usa vermelho com branco, siginifica que é de Xangô, azul com branco é Iemanjá”, exemplifica Leticia. Thauane completa dizendo que todos utilizam a cor branca, por esta representar Oxalá, o pai de todos.
A tradição de vestir roupa branca, para o candomblé, é uma homenagem ao deus africano Oxalá.
Muitas pessoas aderem a tradição de usar uma peça de cor branca para celebrar a chegada do ano novo. ... O branco simboliza a paz, na tradição, muitos utilizavam a cor como símbolo de purificação, espiritualidade e para homenagear Iemanjá na virada do ano.
A roupa branca no Réveillon representa paz e acredita-se trazer energias positivas para o próximo ano.
Vestimenta
O terreiro de Umbanda é um local de culto, sagrado e, por isso mesmo, você deve utilizar o bom-senso e o respeito como regra na hora de escolher que roupa usar. Não vá num terreiro com roupas curtas ou justas, decotadas ou transparentes. Utilize sim roupas confortáveis e claras.
A roupa do médium é branca pois, além de ser a cor oficial da Umbanda, essa cor é resultado da união de todas as cores refletidas. Assim é a Umbanda: a junção de muitas influências em uma só crença, um só Deus em muitas linhas de trabalho, todas em busca da caridade e do amor.
Chamado de Senhor da criação, tudo de Oxalá é branco, representando assim a pureza e a ética moral da qual Oxalá é revestido. Desta forma, além de representar a pureza, o branco também é usado em sinal de respeito à importância hierárquica de Oxalá no principio criador.
Ao contrário de Exu, Oxalá ou Orixalá é o mais calmo. Pai de todos os orixás simboliza a paz, a pureza, a tranqüilidade. Seu dia é a sexta-feira. Sua cor é o branco.
A sexta-feira santa é uma data Cristã que lembra o sofrimento de Jesus Cristo. Para o Candomblé esse dia continua sendo consagrado a Oxalá. Nos antigos Candomblés de origem Bantu, era feito na sexta-feira santa, um ritual denominado: "kura".
Saudação: "Ora iê iê ô".
Saudação ao orixá Iemanjá
Significado: Salve a Senhora das águas! Expressão corporal: braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura fazendo movimentos circulares.
Sua saudação é “Epa hei ou Eparrei Iansã/Oyá!”
2) Banho de Oxum para o amor
2 rosas amarelas; 1 vela amarela de mel; 1 pires.
Como faço para receber bolsa jovem?
Quando usar expulso e expulsado?
Como comprar um produto acima do limite do cartão de crédito?
Quais são os tipos de competências organizacionais?
Quantos quilômetros de praia tem a Praia do Cassino?
Quantas calorias tem 40 gramas de arroz integral?
Qual foi a maior transformação que a Revolução Industrial trouxe para a vida em sociedade?
Qual a nota mínima para passar em Medicina?
Quais são as consequências das guerras para a população africana?
O que colocar na laje para não dar infiltração?
Quem já teve toxoplasmose fica imune?
O que devo comer antes de malhar para perder peso?