OBJETIVOS: Favorecer a auto-estima; refletir sobre seus sentimentos, externando-os; representar sentimentos de forma a melhor compreendê-los; falar de si; auxílio na construção da representação de si; trabalhar em grupo, solidária e respeitosamente.
Estes são somente três exemplos de como educar os sentimentos das crianças. Qualquer situação cotidiana é uma excelente oportunidade para oferecer às crianças as ferramentas emocionais que necessitarão para o resto de suas vidas: autoconhecimento, autocontrole, habilidades sociais e tomada responsável de decisões .
Aos filhos pequenos, ensine palavras como “feliz”, “triste” e “medo”. As crianças mais velhas podem aprender palavras mais complexas, como “frustradas”, “desapontadas” e “nervosas”. Falar sobre os sentimentos de outras pessoas também ensina empatia.
Quando a criança é estimulada a reprimir seus sentimentos, ela pode se tornar uma “panela de pressão” pronta para explodir a qualquer momento. Com isso, as emoções ficam acumuladas e desordenadas, causando um descontrole emocional que pode piorar à medida em que a criança cresce.
Nem sempre é fácil falar com nossos filhos de emoções e sentimentos, mas seria maravilhoso para eles terem oportunidade para falar abertamente seus mais íntimos pensamentos, sensações, frustrações, arrependimento, amor. Enfim, abrir seu coração.
Qual o lucro de vender geladinho gourmet?
Como conseguir muitos seguidores brasileiros no Instagram rápido?
Como saber se a cor da pele do bebê vai mudar?
Como fazer backup na nuvem PS4?
Como Exportar favoritos do Microsoft Edge para o Chrome?
Como salvar contatos na conta Google Samsung?
Como fazer um backup completo do Android?
Qual o papel do professor frente a esse dilema das novas tecnologias?
Como salvar apenas uma parte do Excel?
Como preparar o pó de guaraná para tomar?
O que fazer para o repolho não dar gases?
Como salvar figurinhas do WhatsApp no Telegram?
Como fazer o chá de hibisco fresco?