Assim quando o Segurado do INSS apresenta uma incapacidade parcial e permanente tem direito ao recebimento do Auxilio Acidente Espécie 94, que corresponde a 50% (cinqüenta) por cento do salário benefício.
O valor do auxílio-acidente corresponde a 50% do salário de benefício. Assim, se o segurado do INSS tivesse o direito de receber um auxílio-doença no valor de R$ 1.100,00, por exemplo, seu auxílio-acidente seria no valor de R$ 550,00.
O auxílio-acidente, espécie 94, é devido ao segurado acidentado que, após consolidação das lesões decorrentes do acidente do trabalho, apresenta sequela que implique na redução de sua capacidade laborativa.
Ele pode ser obtido a partir da média aritmética simples dos maiores salários de contribuição, representando 80% do tempo total de contribuição. Vimos, acima, que a renda mensal inicial (RMI) do auxílio-acidente corresponde a 50% do salário de base do segurado.
2.2.1.2) Renda Mensal Inicial
Desta forma, o valor de 91% do SB (salário de benefício) foi mantido, não podendo ser inferior ao salário mínimo e limitado a média dos 12 últimos salários de contribuição do segurado, inclusive em caso de remuneração variável.
44 curiosidades que você vai gostar
Hoje, um segurado do INSS que se aposenta por incapacidade permanente recebe 60% do salário de benefício, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo mínimo (20 anos homens e 15 anos mulheres).
Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.
Exemplo. Tempo de contribuição: 300 meses de contribuição. 80% das contribuições: 240 contribuições. Somam-se os valores das 240 contribuições e se divide por 240, assim teremos o valor do salário de benefício.
Auxílio-acidente (B94)
Não impede o trabalhador de continuar trabalhando durante o recebimento. Esse benefício tem natureza indenizatória. Esse benefício é pago quando é constatado, por meio de perícia, que o beneficiário possui sequela permanente que diminui a sua capacidade para o trabalho.
Como saber a qualidade da pinga?
Como ocorre a estimulação dos ovários e testículos?
Como se forma o granizo e neve?
Como ocorre o processo de digestão nos bovinos?
Como se dá a formação de ácido lático?
Como ocorre a entrada e a saída de ar pelos pulmões?
Como ocorre a formação de superlativo para adjetivos de uma sílaba?
Como se forma o grão de pólen das gimnospermas?
Qual o momento em que ocorre a formação do tubo polínico?
Como se forma o palato secundário?
Como ocorre a formação do óvulo em uma flor?
Como são produzidas as células sanguíneas?
Como ocorre a inclusão social e educacional para os surdos?
O que é despolarização da fibra muscular?