Ou seja, se o MEI contribui com apenas 5% do salário mínimo, a sua aposentadoria será no valor de 1 salário mínimo. Por outro lado, ao complementar a sua contribuição, o valor da sua aposentadoria pode chegar até ao teto do INSS que é de R$ 6.433,.
Pela legislação, o MEI não tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição ou Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), que pode conceder o benefício de forma integral ou parcial.
Os microempreendedores individuais (MEI) se tornam segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) assim que se formalizam. Além do próprio empreendedor, o benefício garante assistência aos seus dependentes, nos casos de falecimento ou reclusão.
Valor da aposentadoria do MEI
Como o MEI pode recolher o INSS complementar? Nota-se que o MEI pode pagar o INSS complementar, de modo a contribuir acima dos 5% obrigatórios a sua categoria. ... Ao adquirir, basta inserir o código 1910, que é referente a complementação mensal do MEI, e inserir o valor do recolhimento.
O prazo de carência de concessão do auxílio doença é de 1 ano, o que significa que o empreendedor deve ter pago ao menos 12 meses de contribuição.
Para pagar o INSS complementar, o MEI deve emitir a Guia da Previdência Social (GPS), a qual pode ser preenchida pela internet ou pode ser encontrada em papelarias. Ao adquirir, basta inserir o código 1910, que é referente a complementação mensal do MEI, e inserir o valor do recolhimento.
Como, a cada ano contribuído, você ganha 2, 1 ponto pela idade e outro pelo tempo de contribuição, então veja quantos pontos faltam e divida por dois. Esse será o tempo que falta para se aposentar pela pontuação.
O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Nessa condição, ele poderá pagar o INSS com base em uma alíquota reduzida a 5%. Essa possibilidade foi implementada a partir da publicação da Lei nº 12.470/2011.
Se você vier a se aposentar comente pelo MEI, precisa cumprir a regra de aposentadoria do MEI (180 contribuições + idade mínima exigida) e não levará as outras contribuições em conta. Mas você pode pedir que o INSS analise todas suas contribuições, assim não perde o que contribuiu antes do MEI ou pela Guia de Autônomo.
Ou seja, ter pelo menos 15 anos de contribuição e a idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 para homens, atualmente. A aposentadoria pelo MEI paga o valor de um salário mínimo mensal. Com o pagamento do DAS, o MEI faz uma contribuição de 5% para o INSS que garante o direito à uma aposentadoria de um salário mínimo.
O assunto do momento é aposentadoria. Nunca o brasileiro ficou tão preocupado com este tema quanto nos últimos meses, com a necessidade da reforma da previdência sendo discutida pelo atual governo federal. A aposentadoria MEI também pode sofrer mudanças futuramente.
Se no caso você deseja receber uma aposentadoria maior e você nunca foi assalariado, é preciso que pague a taxa extra, e deverá preencher o carnê com o NIT, que é o Número de Inscrição do Trabalhador. O NIT é gerado no momento em que se cadastra como MEI no Portal do Empreendedor.
Pode mudar a cultura de uma organização?
Como mudar o papel de parede do amor doce?
Como faço pra arrumar a hora do meu Gmail?
Qual é o prazo para imissão na posse?
Como alterar a forma da caixa de texto no Word?
Como colocar imagem de capa nos vídeos?
O que fazer para manter o café quente na garrafa térmica?
Como saber se o GPS está ligado?
Como formatar HD em RAW para NTFS?
Como formatar meu livro para eBook?
É possível mudar o corpo aos 50 anos?
Como formatar um computador com o Windows 7?
Como manter a postura correta nas atividades do dia a dia?