Os artigos 457 e 458 da CLT detalham o que pode ou não ser considerado como remuneração. Além disso, devem ser acrescentados no cálculo, no caso do aviso prévio indenizado por parte do empregador, o valor proporcional de 13º salário, o proporcional de férias e o equivalente a 1/3 de férias proporcionais.
Qual o valor do aviso prévio indenizado? Se o trabalhador teria direito a 30 dias de aviso prévio trabalhado, o valor do aviso prévio indenizado deve corresponder a um mês de salário, com todas as variáveis que o influenciam.
Nesse caso, o cálculo deverá contemplar o proporcional de tempo trabalhado, que corresponde a três dias a cada ano. Assim, temos: 30 dias (referente ao primeiro ano de serviço) + (3 x 3) (que corresponde ao adicional dos demais anos. Nesse caso, temos 39 dias de aviso prévio.
Aviso prévio = [30 + (três dias X sete anos)] = 21 dias [30 + 21] = 51 dias de aviso prévio. Mas atenção em caso do pedido de demissão a regra de calculo é a mesma, porém é o trabalhador que paga o aviso ao empregador, ou seja, o empregador poderá descontar todos os dias do aviso não trabalhado no ato da rescisão.
Divida o seu salário por 12 e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou no ano que está em curso. No exemplo anterior, basta multiplicar 1/12 do seu salário por 6. Aqui, novamente vale a data de corte do dia 15 de cada mês para o cálculo proporcional.
26 curiosidades que você vai gostar
E se o empregado não cumprir o aviso? No caso de o empregado pedir demissão e não cumprir o aviso prévio, o empregador pode descontar os valores correspondentes ao período. No caso de ser dispensado sem justa causa, se o empregador liberar o empregado do cumprimento, o valor do aviso prévio terá de ser pago.
A principal diferença entre o aviso prévio trabalhado e o indenizado é:no caso do aviso prévio trabalhado, você precisa cumprir os últimos 30 dias de contrato trabalhando;já o aviso prévio indenizado, o valor do salário que você receberia durante esse período é indenizado por quem optou pelo rompimento do contrato.
Isso significa que, se o colaborador cumprir o aviso prévio, a empresa deve pagar o salário integral e todos os demais direitos (horas extras, gratificações, adicional noturno ou insalubridade, férias e 13º salário proporcionais, FGTS, entre outros) no dia do desligamento do funcionário.
O aviso prévio projeta os 30 dias no tempo de serviço, e isso reflete no 13º salário, férias. O aviso prévio indenizado, o empregador paga 01 mês ao colaborador, sem ele trabalhar. Está indenizando ele, pelo tempo que ficará em casa, ou seja, esse um mês projetado, entra no 13° proporcional e férias proporcionais.
Como mudar Netflix para Japão?
Como mostrar celular ocultas no Excel?
Como mudar a cor da seleção de texto no Word?
Como mudar a cor da linha de uma Tabela no Power Point?
Como trocar administradora do condomínio?
Para que serve o botão Mostrar tudo no Word?
Estou desempregada e com depressão?
Como tirar o sal da carne de porco que ficou salgada?
Como tirar o som da tecla do WhatsApp?
Como tirar violeta genciana do cabelo sem agredir?
Como ativar o som da câmera do iPhone?
O que significa programa em inglês?
Como tirar o som da captura de tela?
Como Traduzir texto usando a câmera?
Como converter notas escolares brasileiras para americanas?
Como tirar o nome de cima do Minecraft PE?