No Brasil, o papel começou a ser fabricado em 1809, no Rio de Janeiro. E chegou a São Paulo com o desenvolvimento industrial proporcionado pela vinda de imigrantes europeus para trabalhar na cultura do café. Em sua bagagem, eles trouxeram conhecimento sobre o processo de produção de papel.
1809
- Os árabes usavam papiro, feito de fibras trançadas da planta Cyperus papyrus, retirada das proximidades do Rio Nilo. Já os chineses, escreviam na seda e em pedaços de bambu. - O primeiro papel brasileiro foi fabricado no Rio de Janeiro, em 1809, um ano após a chegada da Família Real portuguesa ao País.
Relatos históricos sugerem que Ts ai Lun inventou o papel, apesar de recentes descobertas arqueológicas apontarem que este material teria sido inventado 200 anos antes. No entanto, a partir deste ponto, o papel passou a ser usado em larga escala em todo o mundo.
Somente 500 anos depois de o papel ter sido inventado, os japoneses conheceram o papel graças aos monges budistas coreanos que lá estiveram. Em 751 d.C, os chineses tentaram conquistar uma cidade sob o domínio árabe e foram derrotados.
A palavra papel vem do latim papyrus e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito, da qual se extraia fibras para a fabricação de cordas, barcos e as folhas feitas de papiro para a escrita. Quando a escrita surgiu, há mais de ...
O dia 11 de março de 105 a.C. é considerado a data da invenção do papel. Neste dia, Ts ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, da dinastia chinesa Han, mostras de papel pela primeira vez.
Como plantar cenoura que está brotando?
Como ligar o Arduino na protoboard?
Como plantar um pé de fruta do conde?
Pode plantar morango em garrafa pet?
Como plantar mudinhas na caixa de ovo?
Como plantar flor de lótus Nelumbo?
Como plantar todos os tipos de plantas?
Como se pilotar um helicóptero de verdade?
Como fazer a esmaltação americana?
Como pintar só a raiz branca do cabelo?
Quantas horas para checar PCH?