O DPS é um equipamento desenvolvido para detectar a presença de sobretensões temporárias na rede de energia elétrica e direcioná-las para o sistema de aterramento antes que elas atinjam a rede interna do imóvel e, por consequência, os equipamentos eletroeletrônicos.
Para a proteção da edificação contra surtos atmosféricos oriundos da rede elétrica, o local para a instalação do DPS, deve ser na mesma estrutura em que está alojada a caixa de entrada de energia elétrica, conforme definido na NBR 5410.
Neste posicionamento, a falha do DPS faz ativar o disjuntor que interrompe a alimentação do circuito, assim como mostra a imagem a seguir. Esta situação de circuito desligado vai continuar até que o DPS seja corretamente substituído.
A norma brasileira de instalações elétricas NBR 5410/2014 e a Norma Brasileira de SPDA NBR 5419/2015 tratam da obrigatoriedade do uso do DPS. Exemplo acima, mostra uma instalação do tipo trifásica + neutro + terra. Instalação TN-S que significa (terra neutro - separados)
É obrigatória a instalação do DPS no padrão de entrada do consumidor em todas as novas instalações, de acordo com as prescrições da NBR 5410.
Como saber se o Zoom está funcionando?
O que acontece com o Sabiá no final da novela?
O que acontecerá em Como Treinar seu Dragão 3?
Como funciona memória Eidética?
Como saber se a câmera IP está queimada?
Qual a melhor educação infantil do mundo?
Como testar um carregador de celular com multímetro?
Quanto tempo posso ficar na Zona Azul?
Como não aceitar migalhas de amor?
Como testar cortes de cabelo online?
Como não pagar as taxas do mercado livre?
Como o candidato sabe se foi chamado pela lista de espera?
Qual o segredo de Irene em A Força do Querer?
Como não estragar a gola da camiseta?
Como termina o filme me chame pelo seu nome?