Uma nova técnica, realizada recentemente no Samaritano Higienópolis, traz boas novas para o tratamento de nódulos tireoidianos benignos: a radioablação, um procedimento minimamente invasivo (apenas um furo de agulha) por radiofrequência que permite reduzir em cerca de 80% o tamanho e o volume do nódulo.
Óleos essenciais recomendados:
O hipotireoidismo, tipo de disfunção mais comum na tireoide, tem sintomas que podem aparecer em muitas outras doenças, como sonolência excessiva, cansaço, falta de disposição, lentidão e dificuldade para exercer as tarefas habituais, esquecimento fácil, tristeza, intestino preso, ressecamento da pele e cabelos, unhas ...
O que causa o Bócio? Uma das causas mais comuns de formação de bócio em todo o mundo é a deficiência de iodo. A atividade primária da glândula tireóide é captar iodo a partir do sangue para fabricar hormônios da tiroide (T3 e T4).
Os nódulos que produzem o aumento do hormônio da tireoide são quase sempre benignos. As pessoas podem desenvolver nódulos tireoidianos em qualquer idade, mas eles ocorrem mais comumente em adultos. Menos de 10% dos adultos têm nódulos palpáveis na tireoide.
Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide
Um bom remédio caseiro para hipertireoidismo é tomar o chá de erva-cidreira, de agripalma ou chá-verde diariamente porque estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam a controlar a função da tireoide.
As principais doenças da tireóide acontecem quando esse hormônio está em falta (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo). Um problema bastante comum da tireóide é o seu aumento de tamanho, chamado de bócio. Outra doença da tireóide, bem menos comum, mas bastante grave, é o câncer de tireoide.
A principal causa desta disfunção também é uma doença auto-imune, chamada tireoidite de Hashimoto, que ataca a tireóide e impede a produção normal de hormônios. A doença provoca uma inflamação que acaba matando boa parte das células da tireóide e, por isso, provoca uma queda nos níveis de T3 e T4 no sangue.
O cirurgião poderá ter que remover parte da tireoide se o nódulo estiver ali localizado. Após o procedimento, é possível que o paciente tenha que fazer uso de medicamentos.
Por fim, em livros de aromaterapia, é muito frequente ver outros óleos sendo indicados para distúrbios da tireoide, como a palmarosa, espruce (tsuga), murta e niaouli. Entretanto, ainda não existem trabalhos científicos que validem tais efeitos, o que resulta em muita confusão e requer cautela.
Remédios caseiros não possuem grande efeito neles, mas terapias naturais podem funcionar nos que estão na tireoide. Misture 400 mg de spirulina, 50 mg de curcumina e 50 mg de Boswellia serreta, duas vezes por dia; há relatos de que a solução reduziu as protuberâncias da tireoide após três meses.
A tireoide é uma glândula que desempenha um importante papel no funcionamento do organismo, afinal, ela regula todos os aspectos do metabolismo humano pela liberação dos hormônios T3 ( triiodotironina) e T4 ( tiroxina ), que têm o iodo como componente essencial.
Quantas luas existem em volta de Saturno?
Qual é a missão do Conselho e Ética Procon?
Como saber se os rins estão inchados?
Qual modo do ar condicionado gela mais?
Qual a estátua mais cara do mundo?
Quais países a Claro tem cobertura?
O que não possui personalidade jurídica?
Quanto tempo posso ficar com o processo?
Qual é a diferença entre glicose e frutose?
O que são atos administrativos e quais são seus elementos de validade?
O que são alimentos ultraprocessados e quais são seus malefícios?
Qual habilidade de adição e subtração?
Como funciona o despejo judicial?
O que é a massa E o que é volume?
Como pedir perdão ao Espírito Santo?
Qual a velocidade do 22 Magnum?