Como funciona o despejo judicial?

Pergunta de Miriam Victória Andrade Torres em 30-05-2022
(24 votos)

Como funciona uma ação de despejo? Para ajuizar a ação de despejo, o proprietário deve apresentar um motivo plausível, como por exemplo, a quebra de contrato. Nesse caso, o locador procura a orientação de um advogado especialista e recorre ao poder judiciário para exigir a saída do inquilino.

Quanto tempo leva para executar uma ação de despejo?

O tempo de duração da ação de despejo varia de acordo com esses motivos e o processo pode levar entre 6 e 12 meses para que seja concedida a decisão final. Isso acontece pois o tema é muito controverso, especialmente nos casos em que o imóvel é utilizado como moradia pelo locatário.


Como funciona a ordem de despejo judicial?

Uma ordem de despejo é feita através de uma ação judicial contra o devedor do aluguel. O locador ingressa com um pedido perante o Poder Judiciário e a ordem de despejo é dada por um juiz. Posteriormente, caso o devedor não pague os aluguéis atrasados, ele poderá ser despejado do imóvel alugado.

Como funciona o processo de despejo?

O que é uma ação de despejo? A ação de despejo é um processo judicial utilizado para que o proprietário retome o imóvel quando o inquilino não faz a devolução do imóvel. Ainda, ela pode ser utilizada em outras situações a fim de encerrar o contrato em situações específicas na legislação.

Como funciona o despejo forçado?

Precisa-se entrar com uma ação na justiça, o juiz vai enviar uma citação ao locatário. Ele será intimado quanto ao pagamento da dívida e caso não o faça o próprio juiz, a pedido do locador dá a ordem de despejo.

Como funciona o processo de despejo?


21 curiosidades que você vai gostar

Quanto tempo demora para executar uma ordem de despejo?

A ação terá de ser resolvida em primeira instância na Justiça: em 15 dias deverá ser concedida a ordem de despejo. O inquilino terá, então, 30 dias para sair do imóvel – antes, o prazo era de seis meses. A lei é igual para imóveis comerciais ou residenciais.

Quanto tempo demora para sair uma liminar de despejo?

12 meses Normalmente, uma ação de despejo por falta de pagamento leva de seis a 12 meses para sair, segundo especialistas. Hoje, esse período ainda não foi reduzido por conta da nova lei.

Qual o valor da causa na ação de despejo?

O artigo 58, III, da Lei nº 8.245/91 dispõe que o valor da causa, nas ações de despejo, será equivalente a doze meses de aluguel. A esta cifra deve-se adicionar a importância relativa aos aluguéis e acessórios em atraso, caso haja cumulação de pedido de cobrança, nos termos do artigo 62, I, da Lei nº 8.245/91.

Quem paga o processo de despejo?

Tem as custas durante o processo em que a cada ato que o juiz solicitar você tem que depositar os valores das custas e esta é paga pelo parte que perder o processo.



Outras questões

O que fazer para tirar o amarelado das calças jeans?

Como tirar arroz do buraco do carregador?

Como tratar depressão atípica?

Como baixar o Windows 8 Pro 64 bits?

Como tirar arranhão de armário de aço?

Qual aplicativo que desamassa roupa?

Como remover a janela de correr?

Como destravar tampa da máquina de lavar Eletrolux?

Como tirar o ar da caneta de insulina?

Como habilitar o Power MAP no Excel 2013?

Como migrar do CEI para Caepf?

Como domar animais em Valheim?

Como fazer cores a partir das cores primárias?

Como fazer a cor vermelha com corante?

Como usar a trena Stanley TLM100?

Como melhorar o currículo para mestrado?

Como instalar o Smart Switch no celular?

Como mirar em GTA Vice City?

Pode passar verniz em cima de betume?

Como minimizar uma página?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com