As doenças diarreicas agudas (DDA) podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – que afeta o estômago e o intestino.
A maioria dos quadros de diarreia aguda infecciosa não requer tratamento medicamentoso específico, por se tratar quase sempre de vírus, apenas cuidados com hidratação —ingestão de muito líquido, como água potável e sucos naturais.
O tratamento acontece de acordo com a causa exata da diarreia, que pode incluir a prescrição de medicamentos, como antibióticos ou vermífugos. Além disso, é normal que o médico indique uma dieta equilibrada, com alimentos leves e bastante consumo de água.
A diarreia constante pode ser causada por inúmeros fatores, sendo os mais frequentes infecções por vírus e bactérias, uso prolongado de medicamentos, alergias alimentares, distúrbios intestinais ou doenças, que geralmente provocam outros sintomas como mal estar, dor abdominal, enjoos e vômitos.
A diarreia pode ser dividida em três tipos: diarreia aquosa de curta duração, diarreia sanguinolenta de curta duração e diarreia persistente, caso tenha duração superior a duas semanas....
Diarreia | |
---|---|
Prevenção | Lavagem das mãos, vacina contra rotavírus, amamentação |
Tratamento | Terapia de reidratação oral, suplementos de zinco |
aguda: até 2 semanas; protraída ou persistente: entre 2 e 4 semanas; crônica: mais de 4 semanas. Outros autores sugerem que o tempo mínimo para considerar diarreia crônica é de 6 semanas, mas, em geral, na literatura médica esse período varia entre 4 e 8 semanas.
Diarreia aguda: quando tem uma duração inferior a duas semanas. A maioria deste tipo de diarreia é infeciosa. Diarreia crónica: quando a alteração das fezes dura além de quatro semanas. Esta pode ser ainda categorizada por inflamatória, esteatorreia ou aquosa, sendo as causas variadas.
Enquanto a maioria das pessoas sofre de diarreia de vez em quando, algumas pessoas podem tê-la de forma bastante mais frequente e persistente, assim, é importante encontrar um tratamento que atue rapidamente.
Diarreia aguda com sangue (disenteria): é caracterizada pela presença de sangue nas fezes. Representa lesão na mucosa intestinal. Pode asso-ciar-se com infecção sistêmica e outras complica-ções, incluindo desidratação. Bactérias do gênero
Diarreia aguda aquosa:diarreia que pode durar até 14 dias e determina perda de grande volume de fluidos e pode causar desi- dratação. Pode ser causada por bactérias e ví- rus, na maioria dos casos. A desnutrição even- tualmente pode ocorrer se a alimentação não é fornecida de forma adequada e se episódios sucessivos acontecem.
Quantas semanas tem em um semestre?
Como ligar para portugal do brasil?
Como foi feito o transporte da estátua da liberdade?
O que significa acreditar em Deus?
Qual é a maior cervejaria do Brasil?
Qual é a locomoção do tubarão?
Entre quais séculos ocorreu a Guerra dos Cem Anos?
Quando posso ser demitido por justa causa?
Qual palavra substitui mudança?
Quais são as principais consequências da poluição da água?
Quanto custa uma ampola de Radiesse?
Quais os lugares do Brasil que muito ouro?
O que o gelo faz na inflamação?
O que pode ser substituído por Maizena?