O tratamento da cranioestenose verdadeira é cirúrgico na maioria dos casos. Com técnicas de remodelamento e reconstrução craniana, o neurocirurgião pediátrico realiza a ampliação do espaço intracraniano e o ajuste do formato da cabeça, dentro das possibilidades de cada caso.
Uma vez confirmado o diagnóstico de uma craniossinostose o tratamento é cirúrgico. O objetivo do tratamento cirúrgico é corrigir a deformidade craniana, promovendo o crescimento do encéfalo sem restrições e melhorar as condições funcionais.
De origem congênita, a cranioestenose é uma doença que causa o fechamento precoce das linhas de sutura, que unificam as placas ósseas do crânio. Ela é diagnosticada ainda nos primeiros meses de vida de um bebê, e conta com tratamento cirúrgico seguro.
Quais os sintomas da cranioestenose? A apresentação clínica mais comum é a queixa de formato incomum da cabeça no primeiro ano de vida. Pode se perceber uma cabeça longa e estreita (escafocefalia/dolicocefalia), triangular na frente (trigonocefalia), larga e achatada (braquicefalia) ou torta (plagiocefalia).
O procedimento é calculado em R$ 120 mil.
19 curiosidades que você vai gostar
As cirurgias de cranioestenose têm sua correção e remodelamento estabilizados por placas e pinos absorvíveis e são muito resistentes. Mesmo após quedas, em geral, elas persistem sem modificar sua fixação.
A cirurgia deve ser feita em centros de referência, com experiência na área. “A equipe médica tem de ser preparada, com anestesista habituado a trabalhar com criança e o hospital deve ter UTI pediátrica”, alerta. O tempo da operação depende do quadro da criança e pode durar de duas a seis horas.
“O diagnóstico da cranioestenose é feito logo após o nascimento, nos primeiros meses de vida. A tomografia de crânio com reconstrução 3D mostra a sutura precocemente fechada”. A assimetria craniana ou os formatos anormais da cabeça, que pioram com o passar dos meses, são os principais sinais indicadores do problema.
A craniossinostose ocorre quando essas suturas se fecham precocemente, limitando a capacidade de o cérebro e o crânio crescerem até chegar a um tamanho e formato normais. A craniossinostose pode ocorrer espontaneamente ou pode ser causada por mutações em genes do bebê. Esse defeito ocorre em um de cada 2.500 bebês.
Os problemas que a cranioestenose trazem são todos ligados a essa expansão cerebral, como a fontanela fecha antes do tempo, precocemente esse espaço para o cérebro do bebê crescer fica restrito e então ele pode ter alguns problemas neurológicos com o desenvolvimento normal do cérebro.
piora da dor de cabeça ou dor de cabeça grave constante, dois ou mais episódios de vômitos ou convulsões.
Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.
A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...
As diferentes formas de craniossinostose são: escafocefalia, trigonocefalia, plagiocefalia anterior, plagiocefalia posterior, braquicefalia e oxicefalia.
Nas assimetrias mais severas, pode ser necessário o uso de uma órtese craniana, também chamada informalmente de capacetinho. “Ela é produzida sob medida e encosta nas regiões que não devem crescer mais. Com isso, impede o apoio onde há achatamento, moldando o crescimento natural do crânio.
Os exames de imagem (como raio-X do crânio, tomografia computadorizada e ressonância magnética) podem ser feitos para confirmar o diagnóstico.
De uma maneira geral admite-se como bom período para o tratamento, a cirurgia aberta entre o 3o e 6o mês de vida período no qual já houve certo ganho de peso estando em geral acima de 5Kg.
A protuberância frontal pode ser congênita, ligada a alguma síndrome, ou ocasionada por problemas hormonais. No segundo caso, a causa mais comum é a acromegalia, condição em que há maior produção do hormônio do crescimento (GH). Pessoas com esse problema têm mãos, pés e ossos da face mais largos do que o normal.
As características da escafocefalia são a cabeça alta, estreita e comprida no sentido ântero posterior. Isso acontece devido ao fechamento da sutura sagital, que também faz com que o cérebro cresça para frente, para trás e para cima.
Fique atento caso a moleira do bebê ficar alta, neste caso você precisa observar se ela está flexível ou tensa. Se estiver alta e tensa é sinal de que está aumentando a pressão no cérebro por algum motivo, que precisa ser investigado com urgência.
Quando está normal? Consideramos a fontanela normal quando passamos os dedos sobre a região e ela está flexível. A “moleira” é resistente o suficiente ao toque gentil do adulto. Não precisam ter medo de tocá-la.
Como saber se o formato da cabeça é normal ou não
Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos.
Como a cirurgia no cérebro é uma grande operação, geralmente leva de 4 a 8 semanas para se recuperar da cirurgia no cérebro. De alguma forma, as incisões podem ficar doloridas por cerca de cinco dias após a cirurgia.
Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com a moleira do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.
Considerada a região mais frágil do bebê, a moleira exige cuidados especiais, isso porque a área está em desenvolvimento e, como já deve ter ouvido falar, ela fica aberta. A fontanela anterior não possui ossos e é por esse motivo que a região é mais delicada.
Como limpar coturnos de couro?
Como limpar airfryer Walita Polishop por dentro?
O que quer dizer a música Eduardo e Mônica?
Como saber qual o tipo de memória RAM do PC?
Como se recuperar de um AVC isquêmico?
Como descobrir a distância entre dois endereços?
Como saber a idade do meu rato?
Como tingir roupas de algodão?
Como saber a frequência máxima da minha placa-mãe?
Qual o tipo de metamorfismo mais importante?
O que é a geratriz de um cone?
Como faço pra pegar a fatura da Sky e pagar na lotérica?
Quando é hora de colher o açafrão?
Como acessar a biblioteca Pearson?
Como fazer bons takes de vídeo?
Como puxar conta da Celpe pelo CPF?