Durante a circulação nos vasos linfáticos, a linfa passa através de órgãos, como os linfonodos, adenoides e baço, responsáveis pela produção, armazenamento e amadurecimento de células do sistema imune, tais como linfócitos, responsáveis pela defesa e combate de microrganismos estranhos.
As células absorvem parte do líquido intersticial e o resto entra nos capilares linfáticos, formando a linfa. Os vasos linfáticos acabam desembocando na circulação sanguínea. Assim, a circulação linfática tem vasos próprios, cuja função é drenar os tecidos (via centrípeta).
Circulação Linfática Parte do plasma sanguíneo sai dos capilares sanguíneos para os tecidos, formando o líquido intersticial. As células absorvem parte do líquido intersticial e o resto entra nos capilares linfáticos, formando a linfa. Os vasos linfáticos acabam desembocando na circulação sanguínea.
Linfa é, então, um tecido fluido, que penetra nos vasos linfáticos. Ela drena para o sangue venoso, através dos dutos torácicos e linfático direito. Ela contém fatores coagulantes e coagula quando imobilizada; seu conteúdo de proteína é, geralmente, menor que o do plasma, variando em função da região da qual a linfa provém.
Ao contrário do sangue, que é impulsionado pelos vasos através da força do coração, o sistema linfático não possui uma bomba central, portanto, a linfa depende da ação de agentes intrínsecos e extrínsecos para circular.
Toda a linfa coletada é filtrada pelo sistema linfático e lançada na corrente sanguínea, recomeçando o seu circuito como plasma sanguíneo. As moléculas pequenas vão, em sua maioria, diretamente para o sangue, sendo conduzida pelos capilares sanguíneos, e as grandes partículas alcançam a circulação por meio do sistema linfático.
Como trabalhar com Bambole na educação infantil?
Quantas pessoas sabem falar Libras no Brasil?
O que faz um Gerente de relacionamento no banco?
O que é a produção de bens e serviços?
Qual a reação que pode dar com a vacina de 2 meses?
Quem é o maior pecuarista do mundo?
O que é som de alta frequência?
Qual a fruta mais benéfica à saúde?