O Agente penitenciário trabalha diretamente com a vigilância, escolta e guarda de prisioneiros. Sua tarefa é executada com o objetivo de manter o ambiente organizado e pacífico, prezando pela integridade física dos presos e consequentemente contribuindo para a segurança da sociedade.
Os policiais penais atualmente trabalham em uma jornada de escala de 24x48 (vinte e quatro horas trabalhadas por quarenta e oito horas de descanso) e com a nova adequação, os servidores passarão a trabalhar na escala de 24x72 (vinte e quatro horas trabalhadas por setenta e duas horas de descanso).
O Agente Penitenciário realiza um importante serviço público de alto risco, por salvaguardar a sociedade civil contribuindo através do tratamento penal, da vigilância e custódia da pessoa presa no sistema prisional durantea execução da pena de prisão, ou de medida de segurança, conforme determinadas pelos instrumentos legais.
ATITUDES E CONDUTAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS AO AGENTE PENITENCIÁRIO 01 – APTIDÃO: que tenha disposição inata, um dom natural de lidar com pessoas; 02 – HONESTIDADE:que seja íntegro. Precisa ser parte exemplar da instituição a que pertença e conduta inatacável;
O concurso para agente penitenciário é composto por diversas etapas. O agente penitenciário é um funcionário público que atua como vigilante e guarda de prisioneiros, fazendo a escolta destes e prezando pela ordem no ambiente do cárcere.
Quem tem nível médio de formação, e carteira nacional de habilitação de categoria B, pode competir ao cargo de agente penitenciário federal. O salário é de R$ 5.403,958.
Como saber se o auxílio natalidade foi aprovado?
Qual a classificação morfológica da palavra onde?
Como economizar energia com a máquina de lavar?
Qual a melhor maneira de escolher os números da Lotofácil?
Qual o brinquedo mais radical do Brasil?
É correto a Net cobrar visita técnica?
Qual a diferença entre infecção e intoxicação alimentar?
Quais são os materiais que queimam?