O título é “A Casa”.
O gênero textual poema permite a interpretação e compreensão textual principalmente ligadas a função poética da Língua Portuguesa.
A música permite que as crianças desenvolvam habilidades que serão úteis e necessárias para o processo de aprendizagem. Dessa forma, com o intuito de proporcionar às crinças um aprendizado mais divertido, destacamos hoje uma linda obra de Vinícius de Moraes - a música "A Casa".
No poema " A casa" de Vinicíus de Moraes, o lugar de convivência é a casa. Lugar de convivência, é o local ou espaço onde as pessoas convivem, ou seja, tem interações sociais e familiares. No poema, vemos que o único local que é citado é a casa, que se encontra na "rua dos bobos, número 0".
Rio de Janeiro , 1970.
13 00h01. "Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada". Essa música foi lançada pelo poeta brasileiro Vinícius de Moraes em 1980.
O poema “A Casa” possui somente uma estrofe composta por vinte versos regulares, tetrassílabos, com tonicidade na 4ª sílaba poética e ocorrência de alguns versos brancos. Os versos, estruturados por frases curtas e fragmentárias, apóiam-se para comporem sentido.
No início, era um pequeno quarto feito com latas. Vilaró conta que fez a casa ladrilho por ladrilho e demorou trinta anos para deixá-la como é hoje. "Se um pássaro com um bico constrói sua própria casa, por que não me animar a fazer a minha com minhas próprias mãos?", diz ele.
A importância de um bom refrão faz com que a música gire em torno dele. É como se todas as estrofes fossem uma espécie de questionamento e o refrão a resposta de tudo isso. Através da sua expressão uma boa mensagem ou um conselho podem ser transmitidos.
"Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada". Essa música foi lançada pelo poeta brasileiro Vinícius de Moraes em 1980. Mas ele não inventou essa casa: ela existe de verdade. Ela se parece com um grande castelo branco à beira-mar e se chama Casapueblo.
Muitos são os benefícios de trabalhar poesia e poemas em sala de aula. Esse gênero literário aproxima os alunos do prazer da leitura; estimula a interpretação de texto e a compreensão de sentidos figurativos da linguagem – tais como metáfora, eufemismos e hipérboles –; ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a expressar emoções.
Este plano de aula ajuda a desenvolver habilidades como oralidade, leitura e escrita. Seu objetivo é aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que a estruturam, como os efeitos sonoros, ritmo e rimas.
Todas as estratégias capazes de aguçar a sensibilidade da criança e do adolescente para a poesia são válidas. É interessante para isso, que a poesia seja freqüentemente trabalhada para que ocorra um interesse por ela.
Vários autores vêm pesquisando as questões da leitura e de trabalhos de poesias em sala de aula como Pinheiro (2002), Micheletti (2001), Frantz (1997), Cunha (1986) e investigam as dificuldades que os alunos possuem de interpretar estes textos, não só pela falta do conhecimento prévio, mas também pelo pouco contato que eles têm com a poesia.
O que é um provedor de acesso à internet?
Como funciona um termo-higrômetro?
Como as emoções afetam a saúde?
O que é um reator nuclear e como funciona Brainly?
Como os sistemas de informação estão transformando os negócios globalização?
Quanto custa para instalar uma chave tetra?
É possível criar uma arma de plasma?
Como saber se meu filho vai receber o cartão alimentação?
O que a vantagem competitiva pode ajudar no dia a dia com o uso dos sistemas das empresas?
Como saber se o Excel 2016 e 32 ou 64 bits?
Como funciona despolpador de café?
Quais são os grupos que formam os seres vivos?
Como saber se o cartório comunicou à venda do veículo?