O estresse emocional das emoções reprimidas tem sido associado a doenças mentais e problemas físicos, como doenças cardíacas, problemas intestinais, dores de cabeça, insônia e distúrbios autoimunes.
Na prática a carga das emoções negativas estimula a produção de adrenalina que, por sua vez, pode afetar o coração das seguintes formas: >> Diminui o calibre dos vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial. >> Deixa o órgão mais suscetível a formação de coágulos que podem entupir as artérias.
O desequilíbrio emocional não é responsável apenas por causar sintomas mentais e sentimentais, ele pode causar diversos problemas físicos, tais como: fortes dores musculares, dores de cabeça, gastrite, estresse e até mesmo depressão.
A saúde mental afeta os sistemas: imunológico, prejudicando a imunidade e as defesas do organismo; endócrino, aumentando ou diminuindo a produção de certos hormônios; nervoso, interferindo na produção de neurotoxinas (relacionadas a doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer), entre outros problemas.
Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções. Ativa-se um complexo sistema nervoso e humoral que, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do coração.
No nosso cérebro, é o sistema límbico o responsável por receber as informações externas e transformá-las em emoções. Desta forma, um complexo sistema nervoso e humoral é ativado e, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, incluindo o coração.
Os sentimentos tornam-se prejudiciais quando são excessivos, irracionais, contínuos, angustiantes ou começam a interferir na sua vida diária. Emoções e sentimentos se transformam em sintomas quando não expressos, reconhecidos e compreendidos pela pessoa.
O estresse emocional das emoções reprimidas tem sido associado a doenças mentais e problemas físicos, como doenças cardíacas, problemas intestinais, dores de cabeça, insônia e distúrbios autoimunes. Existem muitas maneiras de melhorar e manter uma boa saúde emocional.
Um dos maiores obstáculos para a nossa saúde emocional é que aprendemos ao longo da vida a evitar emoções e sentimentos quando são desagradáveis ou dolorosos, no lugar de aprendermos a expressá-los. Inteligência emocional é a capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros.
A tristeza ou pesar afeta diretamente os pulmões, o que acarreta em problemas na circulação da energia por todo o corpo e na redução da imunidade. Dentre as manifestações podem estar presentes: fadiga, falta de ar, doenças respiratórias, choro, voz fraca, doenças de pele ou depressão.
Qual é a concordância verbal de surpreender?
Como se conectar comigo mesmo?
O quê Simmel entendia por atitude blasé?
Como se reconectar com o namorado?
Como se confessar com o padre na Crisma?
O que veio primeiro DC Comics ou Marvel?
O que fazer para prevenir hepatite A?
Qual o clima predominante no agreste e quais são são as principais atividades econômicas?
Qual a relação da cafeicultura com a industrialização brasileira?
Como se regionalizar a América Central?
Como podemos representar o corpo humano na arte?
Qual a diferença entre undergraduate e graduate?
Como podemos representar o processo de produção da voz?
Como montar uma sala de cinema residencial?
Como é possível representar no plano bidimensional um objeto tridimensional?