O estresse emocional das emoções reprimidas tem sido associado a doenças mentais e problemas físicos, como doenças cardíacas, problemas intestinais, dores de cabeça, insônia e distúrbios autoimunes.
Na prática a carga das emoções negativas estimula a produção de adrenalina que, por sua vez, pode afetar o coração das seguintes formas: >> Diminui o calibre dos vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial. >> Deixa o órgão mais suscetível a formação de coágulos que podem entupir as artérias.
O desequilíbrio emocional não é responsável apenas por causar sintomas mentais e sentimentais, ele pode causar diversos problemas físicos, tais como: fortes dores musculares, dores de cabeça, gastrite, estresse e até mesmo depressão.
A saúde mental afeta os sistemas: imunológico, prejudicando a imunidade e as defesas do organismo; endócrino, aumentando ou diminuindo a produção de certos hormônios; nervoso, interferindo na produção de neurotoxinas (relacionadas a doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer), entre outros problemas.
Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções. Ativa-se um complexo sistema nervoso e humoral que, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do coração.
No nosso cérebro, é o sistema límbico o responsável por receber as informações externas e transformá-las em emoções. Desta forma, um complexo sistema nervoso e humoral é ativado e, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, incluindo o coração.
Os sentimentos tornam-se prejudiciais quando são excessivos, irracionais, contínuos, angustiantes ou começam a interferir na sua vida diária. Emoções e sentimentos se transformam em sintomas quando não expressos, reconhecidos e compreendidos pela pessoa.
O estresse emocional das emoções reprimidas tem sido associado a doenças mentais e problemas físicos, como doenças cardíacas, problemas intestinais, dores de cabeça, insônia e distúrbios autoimunes. Existem muitas maneiras de melhorar e manter uma boa saúde emocional.
Um dos maiores obstáculos para a nossa saúde emocional é que aprendemos ao longo da vida a evitar emoções e sentimentos quando são desagradáveis ou dolorosos, no lugar de aprendermos a expressá-los. Inteligência emocional é a capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros.
A tristeza ou pesar afeta diretamente os pulmões, o que acarreta em problemas na circulação da energia por todo o corpo e na redução da imunidade. Dentre as manifestações podem estar presentes: fadiga, falta de ar, doenças respiratórias, choro, voz fraca, doenças de pele ou depressão.
Pode tomar metade do zolpidem?
Pode passar hidratante no rosto depois de esfoliação?
Quantas vezes posso amortizar financiamento caixa?
Quantos watts um processador consome?
O que é sintetizar um assunto?
Quanto tempo dura o dia e a noite?
Como saber se o celular é importado?
Qual a tendência de unhas para 2021?
Como se escreve 8 milhões em números?
O que leva o homem a perder o interesse pela esposa?
O que significa sair de férias?
Como consultar pagamento INSS?