Qual o tipo de respiração dos peixes Explique o processo?

Pergunta de Viviane Carolina Cardoso de Moura em 31-05-2022
(73 votos)

A respiração dos peixes é branquial, uma adaptação importante para a vida aquática, uma vez que é através das brânquias que o oxigênio da água é retirado. O processo para a retirada do oxigênio inicia-se com a entrada da água pela boca e a saída através das fendas branquiais.

O que define a respiração do tipo branquial?

A respiração branquial ocorre por meio de brânquias, que são estruturas ricamente vascularizadas. É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água.


Qual é a diferença entre a respiração branquial e pulmonar?

A respiração pulmonar ocorre em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nesse último grupo, a respiração pulmonar ocorre juntamente à respiração cutânea. A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas.

Qual é o tipo de respiração dos insetos?

Em vez de pulmões, os insetos – o mais numeroso e variado grupo de animais – possuem um sistema de tubos internos chamados traquéia, por meio dos quais o oxigênio entra e sai.

Qual o tipo de respiração dos peixes e dos anfíbios?

A respiração branquial é o tipo de respiração em que as trocas gasosas ocorrem nas brânquias. Ela é relacionada ao ambiente aquático. A respiração branquial é realizada por peixes, crustáceos, diversos anelídeos e moluscos.

Respiração em peixes: brânquias como órgãos de troca gasosa


33 curiosidades que você vai gostar

Qual a diferença entre a respiração dos peixes e dos anfíbios?

Diferentemente dos peixes, a circulação dos anfíbios é dupla, uma vez que o sangue passa duas vezes pelo coração para completar um circuito. O coração dos répteis apresenta algumas diferenças entre o próprio grupo. O coração dos répteis crocodilianos é diferente do observado em répteis não crocodilianos.

Qual é o tipo de respiração dos anelídeos?

A respiração dos anelídeos pode ser realizada de diferentes formas. Algumas espécies apresentam respiração cutânea, outras, no entanto, apresentam respiração branquial. Em muitos poliquetas, observa-se a presença de estruturas chamadas de parapódios, que atuam, entre outras funções, como brânquias.

Qual é o tipo de sistema respiratório dos insetos?

Sistema respiratório dos insetos

Os insetos respiram por traqueias, pequenos canais que ligam as células do interior do corpo com o meio ambiente. Cada túbulo traqueal se ramifica e gera túbulos cada vez mais delgados que penetram nas células, oxigenando-as e removendo o gás carbônico como produto da respiração.

Qual é o tipo de respiração do sapo?

Os anfíbios dependem da água para a postura de ovos, pois estes não têm casca, e para manter a pele húmida, necessário para a realização da respiração cutânea na qual a troca de gases é feita pela pele. A respiração cutânea é necessária pois a respiração pulmonar não é completamente eficiente.



Outras questões

Onde e quando surgiu o Toyotismo *?

Quando surge o amor romântico?

Porque o Brasil executou o projeto Cbers com a China?

Como o Freeza nasceu?

Como passar célula para baixo no Excel?

Como multiplicar um número natural por uma raiz?

Como deixar a letra do teclado grande?

Como se originou a Inglaterra?

Como mudar a cor e tamanho das legendas SRT?

O que é bom para tirar gordura de churrasqueira?

Como surgiu o vodu?

Como mudar a cor da legenda na TV Samsung?

Como navegar Internet Windows XP?

Para que servem as caravelas?

Como trocar a cor da impressora HP?

Como mudar a cor da legenda no player do Windows?

Como foi criado o Zé Gotinha?

Como mudar a cor de capinha de celular?

O que é navegar na internet?

Como mover uma imagem dentro da caixa de texto?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com