Conheça o melanoma, o câncer de pele mais perigoso.
Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).
Os sintomas do melanoma metastático variam de acordo com o local em que acontece a metástase, podendo ser:Fadiga;Dificuldade respiratória;Perda de peso sem causa aparente;Tonturas;Perda de apetite;Aumento dos linfonodos;Dor nos ossos.
Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide. O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo destruir estas estruturas.
No caso dos outros tipos de câncer, o carcinoma basocelular ou carcinoma espinocelular, o sinal de alerta é uma lesão que não cicatriza em 28 dias, período que a pele leva para se regenerar.
21 curiosidades que você vai gostar
Metástase - quando o câncer se espalha pelo organismoOssos fragilizados;Dores fortes nas costas e no pescoço;Dificuldade de urinar;Níveis elevados de cálcio no sangue.
Os principais fatores de risco para o câncer de pele não melanoma são:pessoas de pele clara, olhos claros, albinos ou sensíveis à ação dos raios solares;pessoas com história pessoal ou familiar deste câncer;pessoas com doenças cutâneas préviPessoaas;pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol;
Na oncologia o carcinoma pode ser descrito como um “tumor maligno epitelial ou glandular, que tende a invadir tecidos circundantes, originando metástases”. A metástase é a fase avançada do câncer, na qual outros órgãos e tecidos podem ser afetados pelas células cancerígenas.
O carcinoma é o tipo de câncer mais comum nos seres humanos, podendo surgir em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. Chamamos de carcinoma o câncer que se origina de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre nossa pele e a maioria dos nossos órgãos.
O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo destruir estas estruturas. Apresenta-se como: Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram. Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.
Há dez anos, apenas um em 20 pacientes tinham sobrevida de cinco anos após serem diagnosticados com melanoma em estágio avançado. Muitos morreriam em meses. Mas drogas para fortalecer o sistema imunológico permitem agora que os pacientes vivam pelo menos cinco anos, apontam testes clínicos.
O melanoma é um tumor que tem origem nos melanócitos, as células que produzem melanina. Representa apenas 5% dos casos de câncer de pele, mas tem uma grande capacidade de produzir metástases e se espalhar para outros órgãos, como fígado, pulmões e o cérebro.
Ele é especialmente perigoso porque tem uma capacidade considerável de se disseminar para outros tecidos do corpo. Ou seja, se não detectado precocemente, gera metástases que tornam o quadro mais sério.
Há quatro tipos principais de melanoma: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral-lentiginoso.Melanoma extensivo superficial.Melanoma Acral Lentiginoso.Lentigo maligno.Melanoma do tipo nodular.
Uma alteração na pele é muitas vezes o primeiro sinal de alerta do melanoma. No entanto, só pode ser confirmado por um médico.
...
Evolução.Uma ferida que não cicatriza.Expansão do pigmento de uma mancha na pele.Vermelhidão ou inchaço.Coceira, sensibilidade ou dor.Mudança na superfície da pinta.
Sinais do câncer de pele não melanoma
Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira; Ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira; Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas; Verruga que cresce.
Carcinoma (dal latim carcinoma por sua vez do grego καρκίνωμα, derivado de καρκίνος «caranguejo» é um tumor maligno desenvolvido a partir de células epiteliais, glandulares (adenocarcinoma) ou do trofoblasto (coriocarcinoma) que tende a invadir tecidos circulares originando metástases.
Tratamento. Os tratamentos mais utilizados para o carcinoma basocelular são cirurgia, terapia local, quimioterapia, radioterapia e terapia alvo. A opção depende do tamanho e da localização do tumor.
O tratamento de escolha do carcinoma basocelular é cirúrgico. O objetivo é retirar completamente a lesão e o tecido ao redor como margem de segurança. Outros recursos terapêuticos são a criocirurgia com nitrogênio líquido, laserterapia, curetagem, eletrocoagulação, quimioterapia local e radioterapia.
Dentre os carcinomas existem os subtipos: adenocarcinoma, carcinoma basocelular, carcinoma epidermoide e carcinoma in situ. Nos casos aonde não é possível avaliar de qual epitélio o carcinoma teve origem, são classificados como carcinoma indiferenciado ou carcinoma anaplásico.
Os principais sinais e sintomas dos carcinomas espinocelulares são:Mancha persistente, escamosa, vermelha, com bordas irregulares que sangra facilmente.Crescimento elevado, às vezes com uma área côncava no centro.Ferida que não cicatriza que persiste por semanas.Crescimentos similares a verrugas.
Os 9 tipos de câncer que mais matam no Brasil1 - Traqueia, brônquio e pulmão. O câncer de traqueia, brônquio e pulmão não é só o mais letal de todos. ... 2 - Colón e Reto. ... 3 - Mama. ... 4 - Estômago. ... 5 - Próstata. ... 6 - Fígado. ... 7 - Pâncreas. ... 8 - Sistema Nervoso Central.
A exposição ao sol é o principal fator de risco. A maior parte inclusive surge em áreas mais expostas: rosto, tronco e extremidades. O nariz é a localização mais frequente. O tumor cresce lentamente, com baixa capacidade de se espalhar para outros órgãos.
Principais sintomas da metástase:Metástase nos ossos: fraturas e dores;Metástase no fígado: indisposição, icterícia, dor abdominal;Metástase nos pulmões: tosse, falta de ar e cansaço;Metástase no cérebro: dor de cabeça e déficit motor;
O câncer avançado é quando o câncer que porta a pessoa começa a crescer e a disseminar-se a outros órgãos, com o crescimento do câncer as opções de tratamento começam a se limitar, os cuidados paliativos aumentam e se tornam o objetivo principal do atendimento do paciente e sua família.
Como o ar atmosférico pode ser utilizado além da respiração dos seres vivos?
Como descobrir o código de barras de um produto?
Quais são as profissões que já desapareceram?
Como consultar NIRE da empresa?
Como foi a morte de Pedro Segundo a Bíblia?
Como o aluno entrar no Classroom?
Como saber o número da carteira de motorista?
Qual a diferença do Anexo III EV do Simples Nacional?
Como é feita a tipagem sanguínea em tubos?
Qual é o número do código de segurança do cartão de débito?
Como saber meu ra escolar Alagoas?
O que acontece se não participar de audiência?
Como saber o conceito do curso no MEC?