A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC.
Em geral, 14 dias é o tempo mÃnimo definido para remover as escoras, mas tudo dependerá do que o responsável técnico pela obra definir.
Aguarde 7 dias para desforma das faces laterais das vigas e 28 dias para a retirada do fundo das vigas. Bata com um martelo ou vergalhão na fôrma lateral para melhorar a distribuição do concreto. Faça isso até que a superfÃcie fique brilhante ou quando não se observar mais bolhas de ar.
Normalmente, os produtos de selagem e secagem serão seguros para trafegar dentro de duas a quatro horas, e o cimento estará completamente seco em 24 horas.
Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. Assim como as pessoas se enrolam em plástico em um spa, a cobertura vai gerar umidade que hidratará continuamente a superfÃcie do concreto.
23 curiosidades que você vai gostar
Como dito, a retirada das escoras se dá após a cura total da laje, e deverá ser feita do centro para as extremidades, se tratando em laje apoiada (com vigas nas 4 extremidades) e nunca o contrário. Isso se dá pelo fato de evitar que tensões elevadas sejam aplicadas de uma só vez.
O procedimento de retirada do escoramento para lajes em balanço devem ser de fora para dentro. Isso significa que as escoras mais próximas ao balanço devem ser retiradas antes até as escoras próximas ao apoio.
Após a concretagem é preciso esperar um prazo mÃnimo de 4 dias para remoção das peças provisórias do escoramento, mantendo apenas as fixas e, em alguns casos, realizando um reescoramento. Já a estrutura completa pode ser removida depois do 28º dia após a concretagem.
O método mais utilizado para execução da concretagem submersa tem o auxÃlio de uma tubulação conhecida como tremonha. Com formato de pirâmide invertida, a tremonha leva o concreto até a parte inferior da fôrma, que vai sendo preenchida de baixo para cima, até transbordar.
Chuvas costumam castigar o material na fase da concretagem, acarretando na perda de sua resistência e comprometendo toda obra. De forma que até a segurança dos trabalhadores e da estrutura (em um médio a longo prazo) sejam afetados. Pior ainda quando o assunto é a concretagem de áreas externas.
Como usar Lava-olhos portátil?
Como saber a velocidade da LAN?
Como mudar o número de série do Corel X7?
Como se escreve o nome 300 mil?
Para que serve o Leave-in desmaia cabelo?
Como se escreve 400 em números ordinais?
Como escreve Quarenta milhões em números?
Como ir de São Paulo para Holambra de ônibus?
Como trabalhar com o Linked In?
Como usar Photoresistor arduino?