Os sinais clínicos da coccidiose variam conforme as espécies de coccídios envolvidos na infecção, algumas espécies patogênicas causam diarréia que varia de mucóide a sanguinolenta, desidratação, penas arrepiadas, anemia, despigmentação da pele e prostração, dentre outros sinais clínicos (ALLEN & FETTERER, 2002).
Pode-se fazer um exame direto do conteúdo intestinal através de um raspado de mucosa e observação ao microscópio óptico procurando oocistos indicando infecção, embora isto não signifique a presença de doença clínica. A coccidiose pode ser diagnosticada através de lesões macroscópicas severas.
A coccidiose é uma doença parasitária que ataca o intestino das aves, provocando principalmente a queda da produção. Causada por um protozoário (Eimeria), a doença prejudica o desenvolvimento das aves e causa diminuição da absorção de nutrientes, além de facilitar o surgimento de outras patologias.
O tratamento mais indicado para a doença é o uso de Toltrazuril 5% encontrado no Baycox. Ele deve ser ministrado em uma dose oral única, ainda nas primeiras semanas de vida do animal ou assim que os sintomas forem observados.
A coccidiose aviária afeta o aparelho digestivo das aves, mais especificamente o intestino e o ceco, e causa diarreia com muco ou sangue, além de outros sintomas
A coccidiose é causada por parasitas protozoários do gênero Eimeria. Esses protozoários são parasitas intracelulares obrigatórios, com ciclos de vida complexos, incluindo fases sexuadas e assexuadas.
Coccidiose em pássaros e outras aves: Profilaxia: 1 g do produto em 3 litros de água de bebida, ou 1 g em 1,5 kg de ração durante 3 dias. Descansar 3 dias e repetir se necessário. Tratamento: 1 g a 2 g do produto em 1 litro de água de bebida, ou g de ração, durante 3 dias consecutivos.
Para prevenir o desenvolvimento da doença, deve-se ter muito cuidado com a higienização da gaiola, poleiro, casinhas, ninhos, comedouro e bebedouro. Estes devem ser limpos se possível diariamente.
Existem dois tipos de vacinas, as vivas atenuadas e a virulenta, sendo que a primeira opção oferece maior segurança em relação à segunda opção. http://www.naturezaforte.com.br/aves/aulas_teoricas/coccidiose.pdf.
A coccidiose costuma ser um problema onde a condição do saneamento básico é precário. Assim, é necessário tomar cuidado com a origem da água fornecida aos animais e a água usada para lavar os comedouros e preparar o alimento. Esses mesmo cuidados devem ser tomados para garantir a saúde dos seres humanos.
Como é a prevenção da coccidioidomicose? Não existe vacina para este tipo de doença, além de não ser uma doença contagiosa. A prevenção existente se trata dos pacientes com AIDS, sendo indicada o uso de medicamentos antifúngicos como o fluconazol.
Existem algumas particularidades no tratamento da coccidiose ovina, como o fato de que usualmente ele só é iniciado após o surgimento dos sinais clínicos, o que significa que já houve dano ao trato intestinal do animal.
Quem aprecia o agravo de instrumento?
Como achar doutrina e Jurisprudência?
Como permitir que o Adobe Flash Player seja executado?
Como consultar um CNPJ no Banco Central?
Como prescrever receita de colirio?
Como podemos melhorar nossas atitudes agora que conhecemos o conceito dos 4 Rs?
O que acontece quando a Netflix não quer entrar?
Como podemos investigar de onde vem a água?
Como achar pessoas no Behance?
Como identificar uma substância como uma base?
Como humanizar o ambiente de trabalho?
O que são cidades planejadas de exemplos?