A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.
A discrepância resume a diferença de direitos no mesmo espaço urbano para grupos sociais distintos e tem raízes profundas. A segregação socioespacial está ligada a lógicas econômicas estruturais.
Separação geográfica de grupos em razão da sua raça, etnia, religião ou qualquer outra categoria que arbitrariamente é utilizada como motivo de discriminação espacial dos seus membros. A segregação pressupõe um desequilíbrio de forças entre o grupo segregado e os autores da segregação.
A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.
A criação de condomínios fechados é o exemplo mais frequente de segregação no espaço urbano. Impulsionada pelo medo da violência e pela busca de segurança e tranquilidade, esse fenômeno resulta em redução dos espaços públicos, ao restringir o acesso a determinadas áreas da cidade.
16 curiosidades que você vai gostar
Existem vários tipos de segregação: etnias, nacionalidades, classes sociais.
...
Tipos de segregaçãouma oposição entre o centro e a periferia;uma separação cada vez mais acentuadas entre as áreas ocupadas pelas moradias das classes mais populares e aquelas ocupadas pelas classes mais privilegiadas;
"A segregação socioespacial é um importante conceito da geografia. Trata-se de uma divisão social do espaço de acordo com a renda da população. A presença do estado nos bairros mais pobres se faz de forma menor e isso aumenta a segregação. ...
A segregação vai estar ligada, portanto, ao uso e ao preço do solo urbano, fazendo com que a população de camadas sociais mais baixas more em lugares longínquos do centro. Assim, existe a dificuldade de acesso aos bens e serviços do espaço urbano. Esse fenômeno é facilmente perceptível na paisagem urbana.
A autossegregação refere-se à classe dominante, que possui o poder de escolher onde residir. A segregação induzida é constatada na construção de casas populares, bairros desprovidos de infraestrutura adequada, apresentando valores compatíveis com o da população de renda inferior.
Já a segunda forma de segregação é forçada, e trata-se da expulsão, pelos mais variados fatores, dos pobres urbanos de determinados espaços da cidade. Os efeitos desses processos são a concentração da pobreza em detrimento a dispersão da periferia.
18 sinônimos de segregação para 2 sentidos da palavra segregação: Afastamento: 1 afastamento, apartação, desligamento, desmembramento, desunião, discriminação, distanciamento, insulação, isolamento, marginalização, segregamento, separação.
a) A segregação socioespacial urbana ocorre em virtude de um conjunto de fatores sociais, econômicos, culturais, históricos e raciais no espaço das cidades. ... Entre várias opções, a maior parte dos moradores opta por espaços como favelas por terem afinidade cultural.
Relativo a classes ou grupos sociais e ao espaço que essas classes ou grupos ocupam.
Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distância social e física é oriunda de fatores biológicos e sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade etc.
Em suma, existe grande evidência na literatura de que, por diferenciados mecanismos, a segregação espacial contribui para a reprodução da pobreza e de problemas sociais nas áreas de emprego, educação, habitação, saúde, transportes, geração de renda e segurança pública.
Essas características são provocadas simplesmente pelo fato das desigualdades sociais estarem presentes na maioria dos países capitalistas, quanto maiores as disparidades socioeconômicas entre as classes sociais, maiores são as diferenças nas moradias, nos serviços públicos e na qualidade de vida.
Ao analisar o espaço urbano, é notório o processo de segregação espacial. Essa é uma prática muito comum nas cidades, onde pessoas que possuem poder aquisitivo compatível tendem a ocupar os mesmos espaços destinados à moradia (bairros, condomínios, favelas).
Questão PET - São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto: 1 – São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto: a) Favelas. b) Condomínios fechados.
substantivo deverbal Possuindo; ação de ter, de possuir, de receber: mesmo não tendo casa, ele preferiu gastar toda a herança no jogo. Etimologia (origem da palavra tendo). ... substantivo deverbal Ação de tender, de possuir uma inclinação ou aptidão para: eu tendo para o teatro, ela para a música.
Entendemos que o espaço geográfico é o resultado contínuo das relações sócio-espaciais e tais relações são econômicas (relação sociedade-espaço mediatizada pelo trabalho), políticas (relação sociedade-Estado ou entre Estados- Nação) e simbólico-culturais (relação sociedade-espaço via linguagem e imaginário).
A Favelização e a segregação urbana são dois processos que estão diretamente ligados. ... Além de ser resultante das contradições sociais, a formação de favelas contribui para a intensificação e reprodução da segregação socioespacial. As favelas são normalmente entendidas como habitações humanas em áreas de morro.
Incorporação de um elemento num conjunto: 1 incorporação, inclusão, inserção, assimilação, agregação, adaptação, acomodação, aproximação. Associação de diferentes elementos: 2 associação, união, reunião, anexação, junção, concentração, ampliação.
30 sinônimos de preconceito para 3 sentidos da palavra preconceito: Opinião e atitude desfavorável e de discriminação: 1 discriminação, intolerância, hostilidade, implicância, perseguição, desconfiança, rejeição, repúdio, aversão, exclusão, repressão, violência, agressão, xenofobia, xenofobismo, prevenção, antepaixão.
O contrário de segregação é: 1. inclusão, incorporação, integração, abrangimento, abarcamento, agregação.
É no espaço urbano onde se manifesta a relação social desigual, ou seja, uma segregação sócio-ambiental como uma manifestação das incoerências do sistema capitalista, no qual encontra na cidade o seu locus pleno.
Como se lê cada uma das frações?
O que fazer para não puxar fio da meia-calça?
Qual o benefício de tomar uma colher de vinagre de maçã todos os dias?
O que podemos entender sobre custo de oportunidade?
Quem herda os bens adquiridos antes do casamento?
Como servir vinho tinto Cabernet Sauvignon?
O que é fundo preparador para parede?
Qual a importância de se ter um SGBD em uma empresa?
O que é lazer o que é trabalho?
Quando é feito a quimioterapia?
Quais as vantagens do concreto?
O que significa sonhar com cobra Grande grossa e preta?
Que trabalhos têm sido feitos pelos vereadores?
Qual o efeito dos embargos de declaração na Justiça do Trabalho?
Quem trouxe o judô para o Brasil?
Para quem faz quimioterapia existe algum suplemento alimentar?