Oxum é uma divindade no Candomblé sincretizada no Catolicismo com Nossa Senhora da Conceição em regiões como o Rio de Janeiro, enquanto na Bahia é sincretizada com Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora Aparecida. Oxum é homenageada todos os anos em 08 de dezembro.
Deusa das águas doces, Oxum adora a luz. Devido a isso, suas oferendas devem estar sempre acompanhadas com velas brancas, amarelas e azuis. A essência de rosas, a champanhe e o licor de cereja são outras entregas que agradam muito este orixá.
Oxum é um orixá bastante cultuada na Umbanda como a divindade que protege desde as gestantes até a juventude. Geralmente é evocada para realizar a limpeza fluídica tanto do ambiente como, por exemplo, do próprio templo como das pessoas ali presentes.
Vaidade, beleza e amor são algumas das palavras que nos fazem lembrar rapidamente da figura doce de Oxum, um orixá africano que representa as águas doces, as cachoeiras e os rios. Ela também é conhecida como Ochun, Oshun e Osun. É ela quem nos inspira a buscar o amor, a prosperidade e a beleza. Oxum é calma, delicada, por vezes manhosa.
No culto a Oxum usam-se preferencialmente as cores amarelas, azuis, rosas e raramente o verde claro, dependendo da nação a que você associa a orixá. As plantas associadas ao culto de Oxum são a camomila, a erva doce,alfavaca, arnica, a rosa branca e amarela, etc.
Como ganhar corpo sendo magro?
Quando usar a psicologia reversa?
Qual reação pode dar o contraste?
Qual é o melhor nobreak para TV?
O que significa quando o gato Sibila?
Como saber notebook Wi-Fi 5GHz?
Quanto tempo a empresa tem para dar o requerimento do seguro desemprego?
Como as leveduras se multiplicam?
Qual a diferença entre then e só?
Quantos são os padrinhos de batismo?
Como fica aposentadoria especial 2022?
O que é a educação para Pierre Bourdieu?
Quais são os princípios de Kaizen?
Quem pode emitir laudo de deficiência?