Na atualidade, são sabidas e diversas as pesquisas sociais que confirmam que a injustiça social atinge determinados grupos sociais, como por exemplo: as mulheres recebem salários menores que os homens, ocorrendo o mesmo com os negros e a violência afeta muito mais os jovens que possuem baixa escolaridade e os que estão ...
Falta de saneamento básico A realidade da falta de esgoto sanitário, do tratamento de distribuição de água, entre outros, infelizmente ainda faz parte do cotidiano de milhares de brasileiros. Sujeitas a uma série de doenças, a falta de saneamento básico pode levar pessoas à morte.
Como exemplos de injustiças sociais no Brasil, podemos citar:
Injustiça significa a falta de justiça, de bem comum e de equilíbrio dentro de diversos grupos sociais que pode acontecer em toda comunidade e até em um sujeito individual. ... Se entendermos que a justiça é a busca do bem comum e do bem-estar conjunto, a injustiça será o benefício de alguns em prol do prejuízo de outros.
Vários teóricos e pensadores buscam entender esse fenômeno, que assola boa parte dos países do mundo até hoje. Boa parte deles, em suas teorias, culpa a existência da desigualdade social num vértice em comum: a concentração do dinheiro, ou seja, a má distribuição de renda.
A injustiça social é fator de exigir da sociedade situações que favoreçam apenas uma pequena porcentagem da população principalmente em meios essenciais. Exemplos: Fome, Desigualdade no trabalho e Desigualdade racial.
Essa situação gera um estado de perturbação que alimenta ressentimentos e conflitos sociais. A injustiça social está intimamente relacionada à pobreza, mas também a outros problemas, como a desigualdade social e cultural. Eles também contribuem para a falta de educação, gênero, origem racial, idade e sexismo, para citar alguns.
As ações injustas da sociedade se manifestam através da injustiça social, onde não há igualdade no tratamento. Ou seja, o mesmo – que neste caso é a pessoa – é tratado de forma desigual. Essa situação gera um estado de perturbação que alimenta ressentimentos e conflitos sociais.
Mas antes da (in)justiça, vem o julgamento. Antes de serem justas ou injustas, as pessoas julgam as outras, ainda que de forma inconsciente. Por isso é importante observar fatos e situações de forma imparcial, sem julgar a pessoa. Analisar o fato em si: – O que realmente aconteceu? – Qual foi o fato?
Na atualidade, são sabidas e diversas as pesquisas sociais que confirmam que a injustiça social atinge determinados grupos sociais, como por exemplo: as mulheres recebem salários menores que os homens, ocorrendo o mesmo com os negros e a violência afeta muito mais os jovens que possuem baixa escolaridade e os que estão desempregados.
Qual o fundamento para a decisão que desclassifica o crime?
Como identificar uma conta judicial?
É preciso agendar para dar entrada no seguro desemprego?
Quanto tempo demora para certidao ficar pronta?
O que significa aluno sem luz?
Quanto custa o visto da Argélia para o Brasil?
Quando a empresa pode deixar de pagar o adicional de periculosidade?
Como se forma a imagem no espelho?
Qual o salário de Maju Coutinho?
Qual a diferença entre CEA e CGA?
Qual foi o objetivo da Comunidade Económica Europeia?
Como fundamentar a tutela de urgência?
Qual o escritor que escreveu mais livros?
Qual o metal mais tóxico do mundo?
Como funciona a licença-maternidade 2021?