1. Abrido. Variação para aberto, que abriu. O caminhão está abrido.
O mesmo que: destampando, destapando, penetrando, perfurando, abduzindo, franqueando, furando,...
Aberto ou abrido ?
O professor Pasquale explica que o verbo abrir é irregular, com um só particípio. A forma correta é aberto .
Abrindo vem do verbo abrir. O mesmo que: destampando, destapando, penetrando, perfurando, abduzindo, franqueando, furando, inaugurando, instalando.
Errado: Eu tinha ABRIDO a porta. Correto: Eu tinha ABERTO a porta. O particípio do verbo abrir NÃO aceita duas formas, isto é, abrir não é um verbo abundante. A única forma correta, neste caso, é aberto.
15 curiosidades que você vai gostar
As duas formas são corretas.
Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: - O valor é pago mensalmente.
Neste caso, a forma correta é impressa.
No entanto, imprimir é um verbo com dois particípios passados: um regular - imprimido - e outro irregular - impresso. O particípio regular é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele tinha imprimido a folha.
A grafia correta é aberto. A palavra abrido não existe e não pode ser usada como particípio do verbo “abrir”.
...
AbertoEle tinha aberto a porta para mim.O evento foi aberto pelo diretor da empresa.A essa hora, ele já deve ter aberto o estúdio.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Qual a grafia correta - à bessa ou à beça ?
A palavra é de origem obscura nos dicionários. É uma expressão adverbial. O correto é escrever à beça .
A grafia correta é coberto. A palavra cobrido está errada e não pode ser usada como particípio do verbo “cobrir”.
É “aberto”, Helia.
Bem, o verbo TRAZER só tem UMA forma de particípio, que é a regular (trazido). Logo, a ÚNICA forma correta de se dizer é eu TINHA TRAZIDO. Ou seja, essa história de “tinha trago” é pura invenção.
O verbo "fazer", por exemplo, tem um só particípio. Não se diz "Eu tinha fazido a comida", e sim "eu tinha feito a comida". Cuidado com o verbo "chegar": apesar de muitos dizerem erroneamente: "Eu tinha chego", na língua culta o particípio desse verbo é "chegado".
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Dicas para o uso dos porquês
Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Por exemplo, de forma resumida, em caso de perguntas e respostas deve-se usar, respectivamente, por que e porque. Em contrapartida, quando a pergunta estiver no final da frase, utiliza-se por quê e, no caso do substantivo, porquê. Todavia, caso não tenha ficado didático o suficiente, não desista.
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo.
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
As palavras imprimido e impresso existem na língua portuguesa e estão corretas. São duas formas equivalentes do particípio do verbo imprimir.
Salvado é o particípio regular do verbo salvar. Salvo é o particípio irregular do verbo salvar. O particípio transmite a noção da conclusão da ação verbal, ou seja, o estado da ação depois de terminada. Através do particípio é possível a formação de tempos verbais compostos.
A entrega de material impresso a estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal tem sido uma importante aliada das escolas para que os alunos sem acesso à internet possam dar continuidade ao ano letivo.
A forma correta é “eu tinha trazido“. A palavra trago não pode ser usada como particípio do verbo “trazer”.
O que diz o artigo 61 do Código Penal?
Qual programa fazer planta humanizada?
Quanto tempo leva para uma cápsula se dissolver?
Como funciona a governança corporativa no setor público?
Como ter duas contas do Google no celular?
Quais alimentos que contém diacetil?
Quem tem diabete pode comer presunto e mussarela?
Como evitar a calcificação dos ossos?
O que é arranjo físico funcional?
Como transformar watts em RMS?
Como conservar o cream cheese?
Pode tomar LACTO PURGA durante o dia?
Quanto tempo após o nascimento o bebê pode viajar?
Quais são as igrejas que fazem parte da Campanha da Fraternidade?
Porque a carne tem que descansar depois de pronta?
Qual álcool passar no piercing?