O desequilíbrio ecológico decorrente de ações do homem sobre o meio ambiente. Este desequilíbrio é consequência do consumo descontrolado dos recursos naturais e da geração de resíduos e emissões atmosféricas que se intensificaram desde a revolução industrial.
Apesar de estar associado aos fenômenos ambientais citados acima, as principais causas do desequilíbrio ecológico estão relacionadas às atividades humanas, como poluição atmosférica, desmatamento, captura de espécies para comércio, efeito estufa, exploração demográfica, entre outros processos relacionados com o consumo ...
Um exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar é a introdução da agricultura em determinada região. Para plantar as espécies de interesse, retira-se a vegetação natural do local. Com isso, insetos e outros animais presentes acabam morrendo ou fugindo para outros locais.
Queimadas e desmatamento A retirada da vegetação nativa, seja por remoção madeireira ou por queimada, leva à diminuição da biodiversidade, já que muitos vegetais e animais são mortos com tais práticas. Também há o empobrecimento do solo, que pode impedir que outros organismos ali se estabeleçam.
istockphoto.com/bestdesigns O desequilíbrio ecológico acontece quando algum elemento do ecossistema é adicionado, subtraído ou reduzido em quantidade. ... Desequilíbrios ecológicos súbitos e catastróficos podem ser provocados por desastres naturais resultantes de terremotos, vulcões, tsunamis, furacões e até meteoros.
Com a falta de uma cadeia alimentar o ecossistema ficaria desequilibrado,teriam alguns animais em excesso e outros morreriam de fome. O ecossistema é inteiro equilibrado caso uma cadeia alimentar sumisse,poderia estar prejudicando grande parte do ecossistema.
O equilíbrio do meio ambiente depende da forma como os seres vivos se relacionam e também como se relacionam com o ambiente. ... Sendo assim, cada ser vivo é essencial para uma cadeia alimentar, e a eliminação de um desses organismos pode levar ao desequilíbrio ambiental, afetando toda a cadeia.
A atividade humana sobre o meio ambiente pode levar ao desequilíbrio ambiental através da perda da biodiversidade e da alteração das condições ambientais – essas condições aumentam a suscetibilidade humana para os agentes infecciosos.
Poluição causada pela atividade humana é uma das principais causas de desequilíbrios ambientais. Foto: Gwoeii / Shutterstock.com. Um exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar é a introdução da agricultura em determinada região.
Outro grande problema causado pelo desequilíbrio e também gerado pelo avanço do desmatamento está na mudança na hidrologia de uma determinada região, onde rios e córregos se tornam assoreados, erosões invadem suas margem e o leito do manancial muda, causando um desequilíbrio nas espécies daquela região.
Causas principais: A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas. Exemplo e consequências . Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada.
Quais foram os principais acontecimentos do conflito?
Como escolher uma trena a laser?
Qual foi o primeiro milagre dos discípulos?
Como mudar o alfinete do Maps?
Qual a quantidade de salgadinhos para 150 pessoas?
Quem são os países desenvolvidos?
Quais os tipos de natureza da ação?
Qual dos aparelhos abaixo é utilizado em ortodontia Preventiva?
O que acontece com as fezes na fossa?
Qual o povo que adaptou o nosso sistema de numeração?
Qual o significado da carta à justiça?
O que é Órgão de Classe professor?
Pode passar acetona na unha de fibra de vidro?
Qual o gás de ar condicionado?
O que acontece quando paga o mínimo do cartão?
Quais são os direitos trabalhistas de um representante comercial?