Se você abrir um dicionário e procurar o significado da palavra “tolerância” uma das definições que encontrará é: “boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas.” A intolerância então, seria o oposto disso, isto é, quando a tolerância não acontece.
Tolerância é um termo que vem do latim tolerare que significa "suportar" ou "aceitar". A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade.
De acordo com o dicionário Aurélio, uma das definições de tolerância é: “Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem do de um indivíduo ou de grupos determinados (…)”. Admitir é aceitar. Aceitar pensamentos e escolhas das pessoas, mesmo quando os desaprovamos. Tolerância não é fraqueza.
Tolerância religiosa: atitude respeitosa e convivial diante das confissões de fé diferentes da sua.
A origem da palavra tolerância vem do latim - tolerare – que significa acolher alguém, ser suporte, ser indulgente para com os outros.
41 curiosidades que você vai gostar
SEPARAR EM SÍLABAS
4 sílabas (no Brasil), ou 5 sílabas (no Portugal e restante CPLP). No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).
Ser tolerante é o mesmo que ser respeitoso, bondoso e atencioso com os demais. É uma qualidade pessoal que se define como respeito às ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas. Ser tolerante é ser condescendente com alguém e não impedir que se faça o que desejarem.
Acolher pessoas de diferentes religiões, aceitar suas manifestações, e cobrar tolerância e respeito são atitudes que aprofundam os vínculos entre pessoas, em uma empresa. Seu funcionário evangélico, candomblecista ou budista vai sentir que a empresa é parte importante de sua vida, por exemplo.
Aceitar é ser tolerante, é ter respeito pelo outro e essa atitude só faz bem tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Ser tolerante significa ter paciência, saber ouvir e pensar mais antes de agir. ... Não necessariamente quem é tolerante é bom porque ser bom exige uma completude muito maior do que a tolerância.
Como ser mais tolerante: dicasOuvir mais o que os outros têm a dizer.Respeitar a opinião do outro.Fazer uma autoavaliação.Se colocar no lugar do outro.Ter paciência com os outros.Ser um pacificador.Deixar o mau humor de lado no trabalho.
Disposição para admitir modos de pensar, de agir e de sentir de outras pessoas, ainda que sejam diferentes dos nossos; complacência. Liberação de uma regra, preceito, norma; licença: tolerância de prazo. Favor feito a alguém em determinadas circunstâncias: isto não é um direito, é uma tolerância.
Tema de autores modernos como Locke e Voltaire, o conceito de tolerância é ainda pouco desenvolvido entre as correntes filosóficas. Tolerância significa uma aceitação dos diversos modos de vida como complementares ou, ao menos, como diferentes versões da mesma humanidade.
No dicionário, uma das definições diz que ela é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente e de querer o que ela quer. Em resumo, poderíamos dizer que ter empatia é se colocar no lugar do outro.
A Importância da Tolerância
O principal papel da tolerância é fazer com que todos esses indivíduos consigam conviver em harmonia, respeitando o espaço do outro e o seu direito de ser quem é. Além dos benefícios para a sociedade, proporciona a cada ser humano uma vida mais tranquila, sem estresse e com mais união.
A sociedade também almeja a paz e a convivência pacífica, dessa forma, é urgente saber tolerar o outro que é diferente e que pode até mesmo chegar a ser apreciado. Reconhecer a diferença e permitir a sua existência é uma necessidade para que a sociedade alcance a tolerância religiosa (BONDER, 2010).
Legislação brasileira. O Brasil tem normas jurídicas que visam punir a intolerância religiosa. No Brasil, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.
A tolerância reconhece a individualidade e a diversidade, enquanto remove máscaras divisoras e neutraliza a tensão criada pela ignorância. Ela dá a oportunidade de descobrir e remover estereótipos e estigmas associados a pessoas tidas como diferentes devido à nacionalidade, religião ou tradição.
A Declaração de Princípios sobre Tolerância foi adotada em 16 de novembro de 1995 pelos Estados-membros da Unesco. A Declaração afirma que tolerância não é indulgência nem indiferença e sugere “o respeito e a apreciação da rica variedade das culturas do mundo e formas de expressão”.
Tolerância é o reconhecimento da diversidade cultural a partir da valorização da identidade de sua própria cultura. O que isso significa? Significa que o respeito de um povo às culturas diferentes depende fundamentalmente da consciência clara da identidade e do valor de sua própria cultura.
Os diferentes tipos de empatia#1 Cognitiva: Entender o ponto de vista do outro.#2 Emocional: Compartilhar os sentimentos do outro.#3 Compassiva: Perceber que o outro precisa de ajuda e se colocar à disposição.
Classe gramatical da palavra: substantivo feminino; Separação silábica: em-pa-ti-a (com tônica na sílaba -ti-);
Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação de um indivíduo perante algo ou alguma situação, tendo como algumas das suas características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia).
Em resumo, a tolerância implica distinguir pelo menos estas três esferas: o que merece aprovação, o que é tolerável e o que é intolerável. ... Quando se diz que uma pessoa é intolerante isso significa que ela não tolera coisas que devia tolerar, por exemplo que os outros tenham crenças religiosas diferentes.
Tolerância é quando uma pessoa tem uma resposta medicamentosa reduzida, que ocorre quando o medicamento é usado repetidamente e o corpo se adapta a sua presença constante.
1º PASSO - OBSERVAR SEM JULGAR: encare as atitudes e comportamentos dos outros de forma neutra, sem lhes atribuir carga emocional ou emitir qualquer juízo de valor. Evite generalizações e termos como “sempre, jamais, nunca”. Por exemplo: “Você nunca faz o que eu te peço.
Como fazer conta com fração imprópria?
Quais são os prêmios do Baú da Felicidade?
Como alterar a data de criação de um documento Word?
Como ver os pontos do cartão do Santander?
O que é um sistema de duas equações?
Como transferir pontos do cartão Itaú?
Como executar o nado de costas?
Quais são os músculos que movimentam os olhos?
Como tirar cheiro de fumaça do ar condicionado?
Como nasce uma estrela antigo?
Como preparar o cabelo para tonalizar?
Qual o objetivo de revisar as vogais na educação infantil?
O que contém na batata congelada?
Quais os horários para rezar a Liturgia das Horas?