O ácido sulfúrico pode ser obtido industrialmente por duas tecnologias distintas, conhecidas como processo de câmara de chumbo e processo de contato.
Ela é formada pela reação de óxidos de enxofre liberados da queima de combustíveis fósseis, nos grandes centros urbanos, e a água, como é mostrado na reação a seguir. Nessa reação, o dióxido de enxofre sofre oxidação na atmosfera e forma o trióxido de enxofre, que em seguida reage com a água e forma o ácido sulfúrico.
A produção do ácido sulfúrico é realizada em quatro etapas: obtenção do enxofre, formação de dióxido de enxofre, conversão em trióxido de enxofre e absorção em água (FONSECA, 2001).
A matéria-prima mais amplamente utilizada para a produção de ácido sulfúrico é o enxofre. O enxofre (S) é um elemento químico não-metálico, insolúvel na água, de ponto de fusão em torno de 115º, cor amarelo limão variando conforme o teor de impurezas, desde as tonalidades verde e cinza até o vermelho.
Entre as suas aplicações, cita-se seu uso na produção de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio, na produção de papel, corantes, fibras de raiom, medicamentos, tintas, inseticidas, explosivos e outros ácidos, além de ser usado também nas indústrias petroquímicas para o refino de petróleo e como ...
21 curiosidades que você vai gostar
A maior parte do ácido sulfúrico produzido mundialmente é utilizada para a fabricação de fertilizantes fosfatados e sulfatados. Por essa e outras aplicações, o ácido sulfúrico tornou-se a substância mais utilizada pelas indústrias, podendo ser visto como índice de avaliação do desenvolvimento industrial de um país.
Somente use água se for absolutamente necessário e com grande cuidado. A água diretamente no ácido sulfúrico resulta em liberação violenta de calor e espirro do material.
A planta baiana da Paranapanema produz mensalmente cerca de 40 mil toneladas de ácido sulfúrico, que é comercializado.
Ácido sulfúrico, ácido oxigenado (H2SO4) derivado do enxofre, corrosivo muito violento e a que no comércio se dá o nome de óleo de vitríolo. (Serve para a fabricação de numerosos ácidos, de sulfatos, alumes, superfosfatos, explosivos e corantes; emprega-se também nos acumuladores elétricos.).
Na temperatura ambiente, o ácido sulfúrico é líquido, com temperatura de fusão de 10,38 °C e temperatura de ebulição igual a 337 °C, viscoso, incolor, inodoro e corrosivo. Sua densidade é de 1,84 g/cm3 e é solúvel em solventes polares, sendo que com a água ocorre uma reação extremamente exotérmica.
Diório e Almeida (2018) apresentam vários métodos para obtenção do ácido clorídrico, entre eles a síntese a partir do sal de Glauber e a combustão. Além disso, o ácido clorídrico também pode ser obtido como subproduto de outros processos industriais, como o processo de fabricação da soda (hidróxido de sódio).
SOLUÇÃO DE ÁCIDO SULFÚRICO (H2SO4) 0,1 N Preparo da solução padrão: Transferir 3,0 mL de ácido sulfúrico p.a. para balão volumétrico de 1000 mL contendo cerca de 500 mL de água. Esfriar e completar o volume.
Isto é, o H2SO4 resgata a água presente nestes compostos, resultando em um produto contendo carbono e conferindo uma cloração preta à mistura.
Assim, na fórmula do ácido, teremos:Apenas um hidrogênio (y = 1), se o ânion for monovalente;Dois hidrogênios (y = 2), se o ânion for bivalente;Três hidrogênios (y = 3), se o ânion for trivalente;Quatro hidrogênios (y = 4), se o ânion for tetravalente.
O ácido sulfúrico costuma ser comercializado de forma bastante concentrada, com cerca de 97% de sulfato de hidrogênio em massa, sendo praticamente a substância pura. Ele é um líquido incolor, de densidade igual a 1,84 g/cm3 e viscoso.
O ácido sulfúrico 98% possui um pH em torno de 1, o que significa que é extremamente ácido.
A desaceleração do refino de petróleo durante a pandemia resultou em menos disponibilidade de enxofre, um insumo importante para o ácido.
É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.
A desaceleração da refinação de petróleo durante a pandemia resultou em menos disponibilidade de enxofre, um elemento importante para o ácido. Ao mesmo tempo, uma maior quantidade de ácido produzido na Ásia tem sido usada localmente devido à retoma das indústrias.
A armazenagem deve ser feita em área com dique, ventilada e longe de materiais incompatíveis, ou de fontes de calor. - A evitar: Fontes de calor e materiais incompatíveis.
Derramamento de ácidos: - No caso de ácido sulfúrico derramado sobre o chão ou bancada pode ser rapidamente neutralizado com carbonato ou bicarbonato de sódio em pó. - No caso de ácido Clorídrico derramado neutralizar com amônia, que produzirá cloreto de amônio, em forma de névoa branca.
Ácido sulfúrico concentrado, tal como qualquer tipo de ácido, pode ser mais facilmente neutralizado pela combinação com um material que tenha uma natureza básica na escala de pH, com carbonato de cálcio (CaCO 3) e hidróxido de cálcio (CaOH 2) sendo dois dos compostos mais usados.
Como saber se a ação está cara?
Como saber se eu sou uma pessoa tóxica teste?
Qual rei da Bíblia morreu assassinado?
Como traduzir PDF sem perder a formatação?
Como personalizar a barra de busca do Google?
Como obter uma cidadania europeia?
É correto traduzir o nome da universidade?
Porque a luz do controle do PS4 muda de cor?
Como saber se eu tenho um irmão gêmeo?
Como converter binário para texto?
Como mudar a cor da LED do PS4?
Como trocar a cor da memória RAM?
Como traduzir um livro do Kindle?
Como mudar do Spotify Premium para o duo?