o pistão faz um movimento linear que é convertido em rotações por meio da biela e do virabrequim; essa energia será transferida à transmissão da moto que, por fim, enviará essa força para a roda traseira; com aceleração na roda, inicia-se o movimento da motocicleta.
Moto 4 tempos: Quando acontece o movimento do pistão do ponto morto alto para o ponto morto baixo com a válvula de admissão aberta. Durante o segundo tempo, ocorre a compressão, que é o movimento do pistão do ponto morto baixo para o ponto morto alto com as duas válvulas fechadas.
Geralmente, as peças que constituem o motor de moto são:
Quando passa o ar pelo difusor, ele arrasta uma porção de combustível de um reservatório chamado “cuba”. Quando se é acelerado, aciona a “borboleta”, que é instalado na base do carburador. Assim, quanto mais você acelera, mais é liberada a mistura necessária para o funcionado do motor.
Acione a embreagem, empurre o pedal esquerdo para baixo e solte a embreagem. Fazendo isso a moto se encontrará na primeira marcha. Solte a embreagem vagarosamente e vá acelerando ao mesmo tempo, e na mesma velocidade. A moto começará a se movimentar e assim que ganhar velocidade você poderá tirar o pé direito do chão.
Os motores de dois tempos possuem combustão interna de mecanismo simples, isso quer dizer que a cada volta do virabrequim ocorre um ciclo de admissão, compressão, expansão e exaustão de gases. Essas etapas funcionam de forma demarcada e a admissão e exaustão de gases ocorrem simultaneamente.
Motor 4 tempos Compressão – O pistão realiza um movimento ascendente, com ambas a válvulas fechadas, comprimindo a mistura. Expansão – O pistão realiza novamente um movimento descendente após a centelha, na qual a pressão e temperatura da câmara aumentam muito. É aqui que ocorre a entrega de energia do motor.
Figura 12 – Funcionamento do motor Diesel 4 tempos: a) admissão; b) compressão; c) combustão; d) escape.
Monocilíndrico. Esse é o motor de configuração mais simples utilizado nas motocicletas atualmente. Possui apenas um pistão e menos peças internas, o que permite seu tamanho compacto. Pode ser encontrado principalmente em motos de baixa cilindrada, como na CG 150 da Honda.
Os principais motores de motos:
Geralmente, as peças que constituem o motor de moto são: balancins, molas e válvulas para admissão e escape; dutos para admissão e para o escape; comandos para as válvulas; tampas para as válvulas; virabrequim ou cambota; biela e o mancal; vela de ignição; bloco do motor;
O que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de motores de motos que se adequam às necessidades de cada motociclista. Continue lendo este post e descubra qual o tipo de motor ideal para você! Esse é o motor de configuração mais simples utilizado nas motocicletas atualmente.
Sua maior característica é a capacidade de gerar torque mesmo em baixas rotações, tornando-o ideal para situações que exigem força, como superar um obstáculo ou o “anda e para” do trânsito das grandes cidades. O baixo consumo de combustível também é uma vantagem desse tipo de motor.
Aumento de potência da moto, saiba quais são os procedimentos. O mercado das duas rodas oferece diversas alternativas para melhorar a potência de uma moto. Porém, algumas atitudes simples podem contribuir para que ela esteja sempre com o motor girando redondinho, como um relógio bem regulado.
Quanto recolher de INSS autônomo 2021?
Quantos fonemas tem a palavra Passarinho e querida?
O que é o significado de falsidade?
Qual o BBB que Adriana Santana participou?
Quando se deve fazer uma transfusão de sangue?
Qual a cidade preferida do Thor?
Quais os tipos de divulgação científica?
Qual é a diferença entre versos e estrofes?
Como baixar identidade online?
Pode tomar Yakult após bariátrica?
Quanto custa uma sessão de Ultraformer no rosto?
Quantas vezes a Petrobras reajustou a gasolina em 2021?
Qual a melhor forma de ganhar dinheiro com comida?
São exemplos de mobilidade urbana sustentável?
Como deve ser o solo para cultivo do algodão?
Em qual Estado do Brasil o funk é mais popular?