Têmpera direta: processo mais utilizado, consiste no resfriamento rápido, direto da temperatura de austenitização; Têmpera em tempo variável: a velocidade de resfriamento é alterada durante o processo, de acordo com o resultado esperado.
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
O tratamento térmico de Têmpera compreende as seguintes etapas:Aquecer até a temperatura de austenitização;Resfriamento brusco até a temperatura ambiente. (Pode-se utilizar diferentes meios de resfriamento (Água, Óleo, Ar, Nitrogênio, etc)Recomenda-se sempre a realização de revenimento pós-têmpera.
Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.
O processo da têmpera consiste em aquecer o aço à temperatura: a) ( ) normal, de 20ºC; b) ( ) elevada, próxima a 100ºC; c) ( ) acima da zona crítica; d) ( ) dentro da zona crítica. ... O constituinte da têmpera é: a) ( ) perlita; b) ( ) cementita; c) ( ) martensita; d) ( ) ferrita.
22 curiosidades que você vai gostar
Martensita: É uma solução sólida, intersticial, supersaturada de carbono em ferro alfa. É o constituinte estrutural da têmpera dos aços e sua microestrutura apresenta-se na forma de agulhas cruzadas. Os átomos de ferro estão como na ferrita, nos vértices.
O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas. O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).
Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.
A têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. A peça a ser temperada é aquecida à temperatura de austenitização e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza.
O que vale mais lei ou portaria?
Quais são as organizações sociais?
Qual o whisky mais velho da Johnnie Walker?
O que não pode usar no ambiente de trabalho?
Qual a importância da Polícia Federal?
Qual a importância da mineração para a sociedade?
Quais são os crimes que admitem fiança?
Quantos artigos existem no Código de Trânsito Brasileiro?
Quais os sintomas de rejeição dos rins?
Quem são os finalista do The Voice 2020?
Quantas vezes Lebron foi cestinha?