A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
Síntese proteica é o processo pelo qual são produzidas as proteínas. Esse processo ocorre nos ribossomos tanto de células procarióticas quanto eucarióticas.
O processo de fabricação de proteínas (“tradução”, ou “síntese de proteínas”, ou então “síntese proteica”) ocorre no citoplasma após a saída do mRNA do núcleo, que se dirige aos rRNAs. Os ribossomos do rRNA terão a função de traduzir em proteínas a mensagem do DNA carreada pelo tRNA e transcrita pelo mRNA inicialmente.
A tradução é um processo no qual haverá a leitura da mensagem contida na molécula de RNAm pelos ribosomo, decodificando a linguagem de ácido nucleico para a linguagem de proteína. Cada RNAt em solução liga-se a um determinado aminoácido, formando-se uma molécula chamada aminoacil-RNAt, que conterá, na extremidade correspondente ao anticódon, ...
Assim, essa etapa da síntese proteica receberá o nome de tradução gênica, pois será, literalmente, a tradução das informações contidas no gene. Participantes da síntese proteica:
Durante esse processo, o RNAm descola-se pelo ribossomo, enquanto o RNAt traduz as suas sequências de nucleotídeos em aminoácidos. Quando se encontra um códon de término (uma trinca que indica o fim do processo de tradução), o ribossomo libera a proteína produzida e suas subunidades separam-se.
Qual é o pior jogo do Mundo 2021?
O que é pronome indefinido em inglês?
Qual a porcentagem mundial de fontes renováveis?
Como se chama a pessoa que faz desenho?
Como se dividem as igrejas evangélicas?
Qual é a kunoichi mais forte atualmente?
O que é a teoria da escola dualista?
Quantas horas de sono deve ter uma gestante?
Como descobrir plágio de imagem?
Qual a função das reticências no primeiro parágrafo?