Em contrapartida, como desvantagens, o controle biológico de pragas exige qualificação técnica para sua difusão, a falta de recursos limita a sua implantação e sua ação é mais lenta que o controle químico.
Dentre as vantagens do controle biológico, temos:A redução do risco de poluição do meio ambiente;A diminuição da exposição dos produtos a produtos tóxicos;A ausência de resíduos em alimentos;A não toxidez para a saúde humana;E a não exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças.
No caso dos macros, o maior gargalo é a automação de produção do agente de controle biológico, pois, atualmente, de 70% a 80% do custo de produção destes agentes de controle se deve à mão de obra. Já no caso dos micros, o fator de maior importância é a formulação.
Além disso, a ação mais lenta e a necessidade de condições e estratégias favoráveis para a aplicação do produto devem ser consideradas (PADULLA, 2001). O produto químico, por sua vez, apresenta como vantagem a ação mais rápida, sem grandes exigências ambientais para a aplicação e armazenamento.
Entre os principais benefícios do controle biológico nas lavouras, está o controle das pragas com a redução do uso de inseticidas químicos, possibilitando eficiência de controle e manejo de resistência aos ingredientes ativos utilizados costumeiramente.
22 curiosidades que você vai gostar
Os principais benefícios do controle biológico, em comparação ao controle químico, que podemos destacar são: Redução da exposição dos produtores rurais aos pesticidas. Diminuição do risco de poluição ambiental. Não afeta a qualidade do solo.
Existem três tipos de controle biológico: clássico, natural e aplicado. No controle biológico clássico há a introdução (importação) de um inimigo natural de outro país e a liberação do mesmo em pequena escala para controle de uma praga, geralmente exótica.
VantagensDegradação acelerada. ... Baixa toxicidade a mamíferos. ... Baixa fitotoxicidade. ... Ação rápida. ... Seletividade. ... Degradação acelerada. ... Toxicidade a outros organismos. ... Falta de disponibilidade no mercado.
Controle Químico. O controle químico consiste na utilização de produtos herbicidas para o controle das plantas daninhas, sendo necessário o registro dos produtos no Ministério da Agricultura. Em algumas situações as Secretarias Estaduais de Agricultura podem proibir o uso de determinado(s) produto(s).
O herbicida pode permanecer no ambiente por um longo período, podendo causar prejuízos a espécies cultivadas em rotação; O uso contínuo pode estimular a resistência das plantas daninhas.
O Brasil tem outra peculiaridade que dificulta a rápida disseminação dos produtos biológicos. Além do número elevado de pragas devido ao clima tropical, o país planta em grandes áreas, enquanto que na Europa o uso de biodefensivos se fortaleceu mais rapidamente, porque as áreas agricultáveis são menores.
A vantagem do controle biológico é que não traz problemas ao ambiente, à água, ao solo, ao homem, aos animais, não causa os desequilíbrios biológicos, e não há resistência a determinados produtos, como frequentemente ocorre com os químicos, e não deixa resíduos nos alimentos.
Porém, muitos problemas ambientais apareceram com a aplicação de produtos químicos em larga escala, tais como: intoxicação dos aplicadores, contaminação de rios e nascentes e dos produtos para consumo in natura, e morte de inimigos naturais.
Abaixo você confere os principais benefícios de haver o controle biológico: A redução de exposição dos produtores e técnicos ao uso de pesticidas. A ausência de resíduos nos alimentos. O baixo risco de poluição ambiental.
Quando bem planejado, o controle biológico acarreta evidentes vantagens em relação ao uso de agentes químicos, uma vez que não polui o ambiente e não causa desequilíbrios ecológicos. ... redução da poluição ambiental; preservação dos recursos naturais; e desse modo, para a sustentabilidade dos agroecossistemas.
O controle cultural consiste em usar qualquer condição ambiental ou procedimento que promova o crescimento da cultura, tendendo a diminuir os danos de plantas daninhas.
O controle químico de pragas consiste no uso e aplicação de substâncias químicas que levem a redução ou extinção das populações de organismos considerados pragas, tanto em áreas rurais quanto urbanas. ... Para isso, são utilizados agentes praguicidas (ou pesticidas), que matem, expulsem ou incapacitem as pragas.
O controle de pragas é um trabalho completo que pode ser dividido entre setores de acordo com a necessidade de um ambiente. A desratização, descupinização, desinsetização entre outros. O serviço de controle de pragas pode ser considerado como um trabalho de higiene necessário que deve ser tomado regularmente.
Uma vez que serve para proteger a planta ao ataque de insetos que podem causar doenças, além de alguns casos, nutrir a planta por ter nutrientes essenciais disponíveis. Um dos interesses nesse tipo de controle de doença, é a contribuição para evitar a contaminação do produtor e do consumidor.
Além disso, o MEP elimina o aparecimento de casos de intoxicação por agrotóxicos (no que se refere ao Brasil, um dos principais problemas de saúde pública), ao mesmo tempo em que reduz a eliminação de organismos benéficos presentes nas lavouras.
Agem como inibidores das enzimas colinesterases, causando o aumento dos impulsos nervosos, assim podendo ocasionar a morte.
A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.
Resumo: O controle biológico clássico, refere-se à exploração, introdução, criação, liberação, estabelecimento e colonização de inimigos naturais, com o objetivo de reduzir o nível populacional de um determinado organismo indesejável.
Atualmente, os agentes de controle biológicos mais utilizados na agricultura são fungos, insetos e vírus.
...
No Brasil, os parasitoides mais utilizados no controle biológico de pragas agrícolas são:Trichogramma pretiosum e Trichogramma galloi.Cotesia flavipes.Telenomus podisi.Trissolcus basalis.
Como são classificados os carboidratos quanto ao número de unidades formadoras?
Qual estrutura da proteína determina a forma e a função?
Quais são os exames se feito para saber se tem colestase na gravidez?
Como classificar grau de polinômio?
Como chegar em Paraty de ônibus saindo de São Paulo?
Quantos tipos de estado de solução existem?
Como são chamadas as linhas que separam os Estados?
Como são classificados os carboidratos quanto ao número de unidades Monomericas?
Como são classificados os números?
Onde fica o Spa no The Sims 4?
Como desfazer aceno no Facebook?
Como tirar pó de cimento do chão?
Como saber em qual grupo do eSocial a empresa se enquadra?
Porque é importante remover a placa bacteriana diariamente?
Como descobrir a agência da Caixa?