A acne nada mais é que uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas. Esse excesso de oleosidade deixa os poros obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos comedões, que chamamos mais comumente de cravos. Quando ocorre a inflamação, chamamos de espinha.
— As espinhas se formam devido à produção em excesso das glândulas sebáceas, provocada pela ação dos hormônios andrógenos (feminino) e testosterona (masculino). Ou também pode ser causado pela proliferação de bactérias que se localizam na região interna da pele em torno dos pelos (folículo piloso) — explica.
Bactéria. Em pessoas com pele propensa a acne, o excesso de produção de sebo cria um ambiente ideal no qual as bactérias da acne, normalmente inofensivas, (propionibacterium acnes) podem multiplicar-se. Isso desencadeia um processo inflamatório e a formação de manchas vermelhas ou com pus.
Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas). Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas). Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
O sebo retido ali forma o cravo –os pontinhos pretos são os fechados, já os brancos são cravos abertos. A espinha é quando bactérias tomam conta desse acúmulo de sebo e surge uma lesão inflamada –vermelha e inchada.
De acordo com a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, elas podem até dar o ar da graça com o tempo, mas, quando não acontece, ficam mais doloridas. A acne interna, assim como as outras, surge com o entupimento das glândulas sebáceas por conta do acúmulo de sebo.
A limpeza de pele, quando bem indicada pelo dermatologista, e bem executada por esteticista treinado, pode ser um ótimo complemento do tratamento de algumas formas de acne. Observação: nunca uma limpeza de pele feita por leigos pode ser considerada forma de tratamento.
Muito se ouve falar sobre acne: essa lesão, caracterizada por cravos e espinhas no rosto e corpo, pode surgir tanto na adolescência quanto na fase adulta e é mais comum em pessoas com a pele oleosa.
Mas, da mesma forma que para alguns, cravos e espinhas se tornam um problema temporário, para outros pode durar anos. A condição ainda pode aparecer depois da adolescência, a partir dos 25 anos, tendo tido início nessa época ou se estendido desde a juventude - é a chamada acne adulta.
Como limpar All Star branco a seco?
Como resolver as operações de adição?
Como ver o proxy no Internet Explorer?
Como limpar encardido de tecido?
O que fazer quando a página não pode ser exibida?
Como saber as teclas do piano?
Como resolver o problema de preconceito na sociedade no trabalho e na escola?
Como tirar o encardido da Tupperware?
Como corrigir erros do Windows Defender?
Como resolver problema com o Google Chrome?
Qual operação se resolve primeiro na matemática?
O que é ser professor no século 21?
Como tirar ferrugem de semi joias?
Como resetar cartucho Canon MG 3610?
O que fazer quando o YouTube fica com a tela preta?