Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa.
Idealizado por Giovanni Battista Venturi, o chamado tubo de Venturi é um equipamento que indica a variação da pressão de um fluido em escoamento em regiões com áreas transversais diferentes. Onde a área é menor, haverá maior velocidade, assim a pressão será menor. A recíproca é verdadeira.
O tubo de Venturi é um equipamento que pode ser usado para medir a velocidade de escoamento/vazão de determinado fluido, baseando-se na diferença de pressão gerada por diferentes áreas de seção transversal da tubulação.
O injetor de fluido Venturi é um dos equipamentos mais utilizados na fertirrigação. Esse equipamento apresenta boa eficiência na injeção de produtos químicos via água de irrigação, baixo custo de aquisição, fácil operacionalização, construção simples, sem peças móveis e geralmente dispensa energia externa ao sistema.
Alguns modelos de carburador possuem um Venturi auxiliar, o famoso aviãozinho. Eles têm a função de aumentar o diferencial na região do circuito principal quando o Venturi principal é muito grande para um determinado deslocamento, fato que dificulta a transição entre circuitos.
Qual vela acender para abrir caminhos?
Como legalizar um pássaro no Ibama?
Quais são os tipos de bordado?
Quem pode fazer empréstimo consignado Bradesco?
Pode passar thinner na cerâmica?
Quando é indicado contenção física?
Porque Xangô não gosta de Obi?
Como prevenir a doença do carrapato?
Quais os materiais de moldagem que podem ser utilizados na moldagem pela técnica do casquete?
Qual é o gênero masculino de freira?
Quais são os fatores naturais?
Qual o melhor pote para guardar café?
Quanto tempo a vitamina para cabelo começa a fazer efeito?
Quando o engajamento é considerado bom?
O que é a confusão patrimonial?
Qual a diferença entre acordo e Convenção Coletiva de Trabalho?