A nível internacional, a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) é a organização intergovernamental responsável pela harmonização global da Metrologia Legal.
A Metrologia Legal pode ser definida como sendo a parte da Metrologia Geral que se refere às exigências legais, técnicas e administrativas, relativas às unidades de medida, aos métodos de medição, aos instrumentos de medir e às medidas materializadas.
O Inmetro é o órgão federal responsável por informar à sociedade sobre os detalhes referentes aos diversos produtos disponíveis no mercado. A presença do selo do Inmetro atesta que o produto foi fabricado de forma a respeitar e atender aos requisitos de uma norma ou regulamento técnico.
IPEM História da Metrologia
O imperador D. Pedro I deu os primeiros passos para a equiparação entre os sistemas de medição, através do regulamento publicado em abril de 1832. D. Pedro II foi o grande incentivador para que mudássemos nosso sistema métrico.
Na segunda metade do século XX surgiu o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) com o objetivo de harmonizar internacionalmente terminologias e definições utilizadas nos campos da metrologia e da instrumentação.
30 curiosidades que você vai gostar
Vim é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Ou seja, é o termo usado na frase que fizer referência à pessoa “eu”.
Prefácio da 1a edição luso-brasileira do VIM 2012
O VIM surge no contexto da metrologia mundial da segunda metade do século XX como uma resposta e uma fuga à síndrome de Babel: busca a harmonização internacional das terminologias e definições utilizadas nos campos da metrologia e da instrumentação.
A palavra Metrologia vem do grego “metron” e “logos”, que significa literalmente o estudo da medida. Tudo começou com a necessidade humana de medir e quantificar coisas. Assim, cada povo foi criando seus procedimentos de medição e suas unidades, chegando a desenvolver seu próprio sistema de medida.
Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam como padrão de medida de comprimento, o cúbito: que é a distância do cotovelo à ponta do dedo médio.
Assim, da necessidade do ser humano de gerar uma medição precisa, principalmente para o comércio, um dos primeiros instrumentos de medição de que se tem notícia é a balança, inventada pelos egípcios, 5 mil anos antes de Cristo.
Metrologia Científica e Tecnologia.Laboratórios.Serviços.Acordos de Cooperação e Projetos.Fóruns, Comitês e Redes.
A metrologia tem como objetivos prover confiabilidade, credibilidade, universalidade e qualidade às medições, propriedades obrigatórias em processos industriais.
Traduzir a confiabilidade nos sistemas de medição. Garantir que especificações técnicas, regulamentos e normas existentes, Proporcionem as mesmas condições de perfeita aceitabilidade na montagem e encaixe de partes de produtos finais, independente de onde sejam produzidas;Melhoria do nível de vida das populações:
A Metrologia é a ciência das medições, • Abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a exatidão exigida no processo produtivo, • Procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos e da realização de ensaios, • Sendo a base fundamental para a competitividade ...
As primeiras medidas egípcias, como as de outros povos da época, eram inspiradas no corpo humano. A unidade mais usada era o côvado, a distância do cotovelo até a ponta do dedo médio. O padrão real correspondia a 7 palmos ou 28 dedos, o que equivaleria hoje a 52,3 centímetros.
O homem se baseava pela posição do sol para medir o tempo, no início ele se baseava de acordo com a sua própria sombra, em seguida percebeu que ao fincar uma vareta no chão, no sentido vertical, teria esse mesmo efeito. Foi a partir deste momento que surgiu o primeiro relógio, que é conhecido como Gnômon.
As maneiras como mediam as grandezas eram bastante simples: usavam partes do próprio corpo, como o comprimento do pé, a largura da mão ou a grossura do dedo, o palmo e a passada. Utilizavam ainda uma vara ou um bastão.
NOTA: A metrologia compreende todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o domínio de aplicação.
Metrologia é uma composição de origem grega que significa: A Ciência de Medir. Metrologia é a ciência que se ocupa do estudo, definição e padronização de todos os meios de medição.
Segundo o item 2.26 do VIM, Incerteza de medição é o “Parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas”. Como dissemos anteriormente, não existem medidas sem incerteza!
A exatidão mostra que o valor da medida está muito próximo do valor real, e a precisão indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras.
Um laboratório é acreditado após receber o reconhecimento do INMETRO. Esse reconhecimento é sobre os métodos e procedimentos adotados pelo laboratório, e garante a sua eficácia e a rastreabilidade das medições.
Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.
A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada.
Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.
Quais as relações energéticas dos músculos?
O que colocar na parede para diminuir o frio?
Qual melhor medidor de febre Digital?
O que fazer depois do banho de sal?
Qual a diferença entre Imecap Hair é Imecap Hair Max?
Qual a importância da mediana?
Qual a parte do corpo que se regenera mais rápido?
Porque a família real foi expulsa do Brasil?
O que diz o artigo 104 do ECA?
Como se despedir cordialmente?
Quais os países mais ricos do mundo em 2021?
O que são efeitos suspensivos dos recursos?
Qual é o último dia da semana no Brasil?
Como baixar triglicerídeos rápido?
Estou com 37 semanas posso tomar chá de canela?