Marketing é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes.
Marketing 1.0 é o nome dado à primeira fase do Marketing, desenvolvida ainda no período das primeiras revoluções industriais. Também chamada de "Era dos Produtos", o seu foco estava em desenvolver produtos e, só depois, criar estratégias para que o consumidor pudesse consumi-lo.
Abaixo, seguem exemplos de objetivos de marketing mais comuns: Aumentar o market share. Elevar o conhecimento da marca e o engajamento dos clientes. Garantir a satisfação dos clientes.
Marketing é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes.
Defina metas atingíveis
Não defina metas que você não pode alcançar. Geralmente, metas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis. Certifique-se também de definir um cronograma específico para atingir suas metas de marketing. Se você não definir um objetivo atingível, ele pode se tornar muito grande ou esmagador.
32 curiosidades que você vai gostar
No início, o importante era produzir e oferecer os produtos a todos que quisessem comprá-los. Nessa fase, os produtos eram bem básicos se comparados com o que temos hoje. Uma frase de Henry Ford resume isso muito bem: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.
O marketing 1.0 reúne as primeiras estratégias da área, que consistiam no marketing boca-a-boca e na dos produtos em distribuição em gôndolas, por exemplo. Durante a revolução industrial, com a alta da produção massiva, novas técnicas e práticas foram lançadas.
Marketing 1.0
Neste tipo de Marketing que a maioria das empresas opera. Neste período, os consumidores se adaptam aos produtos ofertados pela empresa. Não há personalização, nem pesquisas diretas com os clientes para que se determine os produtos que comporão as prateleiras/portfólio.
Consumidor 1.0
Este consumidor está acostumado com um processo de compra mais simplificado, prático e direto. Ele busca um produto para solucionar um problema, sem muita burocracia ou rodeios. A relação entre comprador e vendedor se restringia ao espaço físico da loja e não havia aqui a preocupação com a experiência.
O Consumidor 1.0 é o modelo clássico de consumidor. Sua relação com o consumo ocorria de forma mais simples, já que o relacionamento entre quem vendia e quem comprava era direto. Isso significa que quando queria comprar algo, ele levava preços em comparação e também dependia dos espaços físicos.
Consumidor 1.0
Esse tipo de cliente ficou no século passado. É quando havia a interação um para um, ou seja, quando o cliente comprava apenas o que era comercializado por quem produziu o bem. Nessa época, cada pessoa tinha o "seu" padeiro, sapateiro e assim por diante.
A era da produção representa o marketing 1.0, as eras das vendas e do marketing representam o marketing 2.0 e a era do relacionamento a do marketing 3.0. Temos ainda o atual marketing 4.0, voltado para o marketing digital. Neste artigo, explicaremos as principais características de cada um.
Marketing 1.0: a Era dos Produtos
Especialmente popular até meados da II Guerra Mundial, era caracterizado como um marketing de massa, no qual as empresas tinham como objetivo o grande número produtivo, ignorando qualquer variedade ou desejo da sua audiência.
Consumidor 1.0: procura a empresa, usando a Internet somente como apoio para buscas; Consumidor 2.0: ele ganha mais poder de informação e a usa ao seu favor, ampliando suas opções de compra; Consumidor 3.0: além do acesso a mais informações, o consumidor pode compartilhar suas opiniões com outros usuários da rede.
Consumidor 1.0
O foco era o fim, e não os meios. Se uma empresa vendia carros, o interesse do consumidor 1.0 era sobre as especificações técnicas do produto. Esse pragmatismo era consequência do pouco acesso à informação e simplicidade do estilo de vida e demandas da sociedade da época.
O marketing 1.0 é a maneira tradicional de divulgar uma marca, ou seja, por meio de mídias off-line como rádio, televisão e jornais. ... No entanto, a maioria das indústrias ainda não se adaptou a essa mudança, e insistem em investir no marketing 1.0, também chamado de marketing do velho mundo.
Para acertar e obter bons resultados, o marqueteiro precisa atentar-se nas 4 etapas do processo de marketing, que se divide em: análise das oportunidades de mercado, definição da estratégia, planejamento das ações e gestão dos esforços de marketing.
A primeira grande era do Marketing surgiu logo após a Revolução Industrial e é conhecida como a Era dos Produtos. A padronização dos produtos é o objetivo central, a fim de que se pudessem oferecer um preço mais acessível a todos que quisessem comprar. ...
Marketing 1.0
Não é possível dizer exatamente quando surgiu o Marketing, pois ele já era feito a muito tempo, somente não era nomeado. O marketing boca-a-boca e as estratégias de distribuição diferenciadas em gôndolas, por exemplo, foram uma das principais técnicas aplicadas durante o marketing 1.0.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Marketing 1.0: Marketing orientado ao produto
O Marketing era focado nos produtos e esses eram padronizados conforme a conveniência logística dos fabricantes. Havia muita demanda e acreditava-se que bastava produzir mais e anunciar, comunicando a existência e disponibilidade do produto, para se vender mais.
O consumidor 5.0 tem um perfil totalmente digital, conectado a internet e usa as novas tecnologias com facilidade para fazer suas compras. Neste grupo, estão os nativos digitais (Geração Y e Z) que tiveram seus hábitos de consumo moldados pelo avanço da internet.
Quem é o consumidor 3.0? O consumidor 3.0 é conectado às redes sociais e isso faz com que ele se empodere e tenha controle das suas relações, principalmente comerciais. Esse cliente não busca qualquer serviço, ele quer ser bem atendido e está disposto, inclusive, a pagar mais por isso.
O consumidor 5.0 já é bastante proativo, faz as pesquisas na internet e também busca interagir com outros compradores. Ou seja, o consumidor 5.0 é extremamente ativo no processo de comunicação com a compra e pode também influenciar outras pessoas a adquirirem ou não o produto da empresa.
Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico. Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.
Quando posso trocar álcool por gasolina?
Como pesquisar E-mails antigos?
Como mudar o nome do autor no Excel?
Quais são os mecanismos gerais de ação dos agentes tóxicos?
Como pesquisar base de dados Capes?
Como mudar o E-mail do iCloud no iPhone?
Qual é o número ordinal para 50?
Como verificar o CPF de uma pessoa?
Como mudar o local de armazenamento de download no Windows 10?
O que fazer para acabar com a solidão?
Como mudar número de telefone no Spotify?
Como saber se já existe uma patente?
Como procurar música pela letra?