A produção do conhecimento histórico pressupõe uma Metodologia da História, como uma disciplina especializada e articulada com a própria Metodologia Científica. Esta se deriva diretamente da Filosofia da Ciência, situando-se ao lado da Epistemologia e da Teoria.
A pesquisa procura mostrar como se constrói o conhecimento científico e, com isso, atrelar o processo ao produto. Considera que a produção do conhecimento flua na esfera da comunicação científica, seja ela formal ou informal. Considera a ciência como uma atividade social, cuja produção está condicionada a fatores circunstanciais
O conhecimento se expressa de várias formas e evolui ao longo do tempo; é categorizado como “conhecimento popular, filosófico, religioso (teológico) e cientifico. O conhecimento científico diferencia-se dos demais não pelo seu objeto ao estudo, mas pela forma como é obtido” (Theóphilo, 1998, p. 9).
Diante de tal entendimento, a universidade é responsável pela produção do conhecimento, o qual “ [... ] se produz, se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transforma e, sobretudo, se universaliza, disseminando seus resultados no seio da sociedade.” (SEVERINO, 2007, p.23).
O saber científico surgiu pela necessidade de sistematizar e registrar o conhecimento existente e pela produção de novos saberes através de meios que garantiam rigor para sua exatidão.
Quantas linhas deve ter um desenvolvimento do Enem?
Qual é a velocidade da luz na água?
Como se usa a máscara de Venturi?
Qual a hidrografia do bioma Cerrado?
Quanto rende 5 mil em Bitcoin?
Quando vai lançar a parte 7 de JoJo?
Quais são os três princípios lógicos que a lógica matemática adota?
Porque não se pode comer carne de cavalo?
O que é o princípio da proteção?
O que é um dogma de fé quais são?
Quais os tipos de fermentação na panificação?
Qual a diferença entre consultório odontológico e clínica odontológica?