Urano tem nove satélites irregulares conhecidos, que estão muito mais afastados do planeta que Oberon, o mais externo dos cinco satélites principais.
Com isso, a quantidade de satélites naturais jovianos subiu para nada menos que 79. Das doze últimas luas descobertas, nove orbitam Júpiter em uma direção retrógrada, levando cerca de dois anos para completar uma órbita ao redor do maior planeta do Sistema Solar.
Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, possui 79 luas. Saturno, que está na liderança nesse quesito, tem 82 luas. Urano tem 27 e por último, Netuno tem 14 luas. Uma curiosidade que poucos sabem: satélites naturais de outros planetas também são chamados de “luas”, mas com “l” minúsculo.
As novas luas elevaram para 82 o total de satélites do planeta. Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites.
Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.
41 curiosidades que você vai gostar
Lua Rosa (Pink moon)
Na antiguidade, as luas cheias eram as que mais ganhavam nomes especiais, de acordo com a época do ano. Por exemplo, a Lua cheia de abril era conhecida como Lua Rosa, por causa das flores que desabrochavam no início da primavera.
Titã foi a primeira lua de Saturno a ser descoberta, o que ocorreu no ano de 1655. Ela é a maior lua de Saturno e a segunda maior do Sistema Solar, com diâmetro de 5.149 km, sendo maior que o planeta Mercúrio.
Dentre as 79 luas atualmente conhecidas de Júpiter, Io, Europa, Ganimedes e Calisto são as quatro mais conhecidas. Elas são facilmente visíveis com a ajuda de um telescópio amador e aparecem no céu como quatro pontos brilhantes alinhados ao redor do gigante gasoso.
Terra, o planeta da vida.
Por ordem decrescente, as cinco maiores são: Ganimede, Titan, Calisto, Io e a Lua “original”, a da Terra. As luas, ou satélites naturais, são astros que circulam em torno de um planeta. Existem cerca de 160 no sistema solar – só em volta de Júpiter são 63!
Nenhuma outra lua foi achada até o sobrevoo de Netuno pela sonda Voyager 2 em 1989, que descobriu cinco luas internas: Náiade, Talassa, Despina, Galateia e Proteu.
Em 2021 isso só acontecerá duas vezes, na noite desta segunda-feira (26) para a terça-feira (27) e em 26 de maio. Nesta última ocasião, o satélite estará ainda mais próximo da Terra.
A Lua Azul é a terceira lua cheia em uma temporada de quatro luas cheias, ao invés de três usuais, de acordo com a revista Sky & Telescope.
Ela explica que isso acontece porque a luz solar percorre um caminho maior na atmosfera e interage mais com as partículas. "Temos condição de espalhamento da luz do sol. E aí as partículas se espalham na cor laranja, vermelho e algumas vezes até em tons de rosa.
A Terra é azul, Marte é o planeta vermelho, Vênus tem um tom alaranjado.
Vênus, junto com Mercúrio, é um dos dois planetas do Sistema Solar que não possui satélites naturais.
Em Urano já foram identificadas 27 luas. As luas são representadas com personagens das obras de William Shakespeare ou Alexander Pope. Portanto, as primeiras quatro são: Titania, Oberon, Ariel e Umbriel. Das 27 luas, podemos dizer que 26 foram encontradas entre 17878 e 1851.
Júpiter é tanto muito longe do Sol, e é muito grande. Isso leva a uma enorme esfera de influência. O cinturão de asteróides também pode ter algo a ver com isso, mas duvido (é bem distante).
Como limpar tábua de carne de madeira com bicarbonato?
Como ver o ID de um item no Minecraft?
Quem deve contribuir para o ICMS?
Qual a influência da Lua no mapa astral?
Como saber o MAC do celular iPhone?
Qual o produto caseiro para limpar geladeira?
Como salvar as fotos do Orkut usando a conta do Hotmail?
Como colocar relógio de ponto na rede?
Como fazer manutenção de piscinas?
Como é feito o posicionamento no GPS?
Quanto é o FPM dos municípios?
Como o Iluminismo influenciou a Inconfidência Mineira comente?
Quantos anagrama tem a palavra Lua?