As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmaniose tegumentar americana, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral (ou calazar), que ataca órgãos internos.
Doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos.
Causas da leishmaniose
A leishmaniose é causada por protozoários do gênero Leishmania e sua transmissão ocorre através da picada de um inseto da família dos flebótomos, gênero Lutzomyia, conhecido popularmente como mosquito-palha, tutuquira e birigui, dependendo da localidade onde se encontra.
Transmissão: A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas.
No Brasil, duas espécies, até o momento, estão relacionadas com a transmissão da doença, Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi. A primeira é considerada a principal espécie transmissora da Leishmania chagasi, mas a L. cruzi também foi incriminada como vetora em uma área específica do estado do Mato Grosso do Sul.
44 curiosidades que você vai gostar
Trata-se de uma zoonose urbana e periurbana dividida em quatro grupos: leishmaniose cutânea, que é a que produz exclusivamente lesões cutâneas, ulcerosas ou não, porém limitadas; leishmaniose cutâneo-mucosa ou leishmaniose mucocutânea, caracterizada por formas que se complicam freqüentemente com o aparecimento de ...
Existem três tipos de leishmaniose: visceral, que ataca os órgãos internos, cutânea, que ataca a pele, e mucocutânea, que ataca as mucosas e a pele. É uma doença que acomete cães, lobos, roedores silvestres e o homem.
A leishmaniose afeta tanto cães como humanos, mas a boa notícia é que podemos preveni-la. A principal forma de contrair a infecção é por meio da picada do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis). Isso quer dizer que o cão não é o culpado, pois ele não é transmissor e, sim, apenas o maior reservatório da doença.
Inicialmente, são feridas pequenas, com fundo granuloso e purulento, bordas avermelhadas, que vão aumentando de tamanho e demoram para cicatrizar. Outra forma da doença é a mucocutânea, em geral transmitida pelo Leishmania braziliensis. A ferida primária tem as mesmas características da cutânea simples.
Como saber se o Apache está instalado no Windows?
Quanto tempo dura a erva no vaporizador?
Qual a diferença do ouro 10 por 18?
Quais são as despesas de um representante comercial?
Qual a cor do tapete para sofá marrom?
Para que usamos regra de três no dia a dia de exemplos?
Como colocar uma palavra em cima da outra no Excel?
Quantas palavras têm uma novela?
Quanto se paga por kg de excesso de bagagem 2021?
O que fazer quando está com dor na costela?
Quando o Derek volta na 5 temporada?
Em que contexto ocorreu a Guerra Fria?
O que é doença degenerativa discal?
O que precisa para regularizar CPF?
O que significa sangue antigo?
Qual a diferença entre impedimento e suspeição do juiz?
Quais os benefícios do cloreto de potássio PA?