Posso retirar o apendice mesmo não tendo apendicite? Sim.
Sim. Em alguns casos oncológicos (câncer) do apêndice ou de outros órgãos onde há acometimento do apêndice ou risco elevado, deve-se fazer a remoção. Condições benignas também podem indicar em alguns casos, tais como mucocele do apêndice, endometriose e doença inflamatória intestinal.
“Uma vez que o conteúdo do intestino deixa o corpo, as boas bactérias escondidas no apêndice podem emergir e repovoar o intestino antes que mais micróbios prejudiciais estabeleçam residência”, explica Parker. Sendo assim, uma pessoa sem apêndice não ficaria vulnerável a uma infecção?
As principais complicações da cirurgia para apendicite são a prisão de ventre e a infecção da ferida e, por isso, quando o paciente fica mais de 3 dias sem defecar ou apresenta sinais de infecção, como vermelhidão na ferida, saída de pus, dor constante ou febre acima de 38ºC deve informar o cirurgião para iniciar o ...
Todo o paciente que é operado pode sofrer no pós-operatório com bridas. Basicamente, as alças do intestino podem colar e daí o paciente pode ter problemas alimentares, dor abdominal, prisão de ventre e até vômitos.
16 curiosidades que você vai gostar
Apêndice
Este órgão já foi utilizado no processo digestivo. Com a evolução biológica do corpo humano, atualmente ele não apresenta mais uma função que interfira no desenvolvimento dos sistemas do corpo humano. A retirada do apêndice não causa prejuízo ao organismo.
À medida que as condições sanitárias são boas o suficiente para eliminar alguns tipos de doenças, as bactérias do apêndice podem passar uma vida toda sem serem utilizadas – nesses casos, sim, o órgão poderia ser considerado de pouca ou nenhuma utilidade.
Em 2007 cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que a função do apêndice é fabricar e servir como depósito de bactérias que auxiliam na digestão. Além disso, ele também possui células linfoides, que produzem anticorpos e ajudam nas defesas do organismo.
Fezes escura (quase pretas) e com cheiro bem ruim podem ser sinal de sangramento digestivo, em geral da parte mais alta do sistema digestivo (estômago, duodeno). Às vezes alguns pacientes podem apresentar sangramento digestivo alto pelo uso de anti-inflamatórios no pós-operatório.
Por quê ou por que quando usar?
Pode tomar duas vacinas diferentes no mesmo dia?
Quantos CACs existem no Brasil 2021?
Qual o valor máximo de empréstimo para aposentados com salário mínimo 2021?