Os referenciais da Teoria Histórico-Cultural destaca o papel da educação formal no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, sendo o professor o responsável por criar Zonas de Desenvolvimento Próximo, realizando a mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento, democratizando o saber sistematizado, ...
É notório o enfoque que a teoria histórico-cultural determina à educação. A escola é o espaço privilegiado para se aprender. Sua função se inicia e se encerra em promover o aprendizado, mediado pelo ensino do professor e pelas relações humanas que ali se desenvolvem.
Conclui-se que a concepção de professor esboçada por Vigotski pode contribuir para orientar a formação dos professores na perspectiva de uma educação crítica e emancipatória. Palavras-chave: Formação de professores. Teoria histórico-cultural.
Foi nesse sentido que Vigotski concebeu o papel do professor em sua abordagem teórica. Na obra “Psicologia Pedagógica”, publicada em 1924, o autor já elucidava o papel do professor. Ele “é o organizador do meio social educativo, o regulador e controlador de suas interações com o educando” (p. 76).
Trata-se do sentido que a criança aprende a atribuir à linguagem escrita em seus primeiros contatos com a escrita e que condiciona a formação de seus motivos de estudo. Numa sociedade letrada como a nossa, a criança pode encontrar-se muito cedo com a escrita.
35 curiosidades que você vai gostar
Na Teoria Histórico-Cultural, busca-se a aproximação do aprendente com o objeto de conhecimento por meio de elementos presentes em seu cotidiano, o que facilita e promove o processo de aprendizagem de forma efetiva.
Aponta os motivos que levam uma criança a escrever e analisa a evolução desse processo, passando do rabisco ao desenho até a escrita simbólica, altamente significa- tiva, em uma situação eminentemente complexa e histórico-cultural, conforme pesquisas de Vigotski e ao que Luria denominou “pré-história” da escrita.
Por isso, o papel do professor vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Os docentes também são responsáveis por ensinar as crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos.
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
O que significa data da concessão do benefício?
Como podemos definir saúde ambiental?
Qual protetor solar não sai na água?
Porque adotar a interdisciplinaridade?
Qual o nível mais alto de estudo?
Qual é a validade de salgados congelados?
Quanto custa insulfilm Fotocromatico?
Quem não pode ser sócio de uma empresa?
Quais aspectos profissionais você precisa melhorar?
Qual é o melhor casal da Disney?
O que são as práticas educativas em espaços Não-escolares?
O que usar para colar MDF na parede?
Quanto tempo a Vênus vai ficar retrógrada?
Como saber a melhor data de compra do cartão?
Onde nascem as águas das Cataratas do Iguaçu?
Porque o apelido de Cazuza era Caju?
Para que serve o core abdominal?