O Mercado de Capitais é um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerandonovos empregos e contribuindo para o progresso do País, e também se constitui de umaimportante opção de investimento para pessoas e instituições.
O mercado de capitais é fundamental para o crescimento econômico, porque: aumenta as alternativas de financiamento para as empresas; reduz o custo global de financiamentos; ... democratiza o acesso ao capital.
Com o passar do tempo, o mercado de capitais brasileiro passou a perder espaço para outros mercados devido à falta de proteção ao acionista minoritário e a incertezas em relação às aplicações financeiras.
Nascemos em 2009 a partir da união de duas entidades, mas representamos os mercados há quatro décadas. Nosso modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.
Compete à Anbima: Atuar como agente regulador privado. Criar e supervisionar o cumprimento das regras dos Códigos de Regulação e Melhores Práticas. Atuar conjunta e construtivamente com as instituições públicas brasileiras para regular as atividades das entidades que atuam nos mercados financeiro e de capitais.
Do ponto de vista legal, o mercado de capitais no Brasil é o mercado de títulos e valores mobiliários emitidos pelas empresas e regulado pela CVM. Não fazem parte desse mercado os títulos da dívida pública e os títulos de dívida emitidos por instituições financeiras, com exceção das debentures.
Para compreender melhor a função do mercado de capitais na economia, vamos nos aprofundar um pouco mais no sistema financeiro. Confira a seguir: O sistema financeiro movimenta a economia de um país por meio do fluxo financeiro entre quem tem dinheiro para gastar e quem precisa desse dinheiro para manter os negócios.
O investidor, por sua vez, ao entrar no mercado de capitais, busca a otimização de três aspectos básicos: retorno, prazo e proteção, e ao analisa-lo, realiza projeção de sua rentabilidade, liquidez e grau de risco.
Portanto, ao comprar uma ação no Mercado de Capitais, você se torna sócio de determinada empresa. Somente as sociedades anônimas autorizadas pela CVM, conhecidas como companhias de capital aberto, podem negociar publicamente suas ações no Mercado de Capitais, por meio da Bolsa de Valores, quando se trata de novas emissões.
Enfim, como o mercado de capitais lida com negociações de ativos, principalmente, de renda variável, os riscos sempre existirão. Portanto, cabe ao investidor analisar detidamente as opções e determinar qual o grau de risco está disposto a correr.
Qual o melhor vinagre para limpeza?
Como é feita a contagem dos prazos processuais?
Qual músculo trabalha na remada alta?
Quais são as doenças Infecto-contagiosas mais comuns de risco ocupacional?
O que pode ser dor no osso da canela?
Quem tomou paracetamol pode tomar dipirona?
Quais são as características principais da Comunidade dos Estados Independentes?
O que é visão de futuro para uma empresa?
Onde encontrar pirita na natureza?
Como levar material para biópsia?
É bom deixar o celular descarregar completamente?
Quantas gotas de clonazepam equivale a um comprimido de duas miligramas?
O que uma aranha precisa para botar ovos?
Quais os tipos de resinas acrílicas?
Pode tomar vários remédios juntos?