A sua principal função consiste na mobilização de Ca2+ a partir de organelos onde este está armazenado, e na regulação da proliferação celular, entre outras reacção celulares. Por exemplo, na mosca-da-fruta, Drosophila, o IP3 é usado na transdução intracelular do reconhecimento de luz por células do olho.
O inositol é indispensável para um ótimo funcionamento do organismo. Por um lado é componente fundamental de todas as membranas celulares e por outro intervém na transportação das gorduras desde o fígado até os tecidos e tem também um papel indispensável na transdução da sinalização celular.
Moléculas hidrofóbicas: moléculas insolúveis em água, tais como o diacilglicerol(DAG) e inositol trifosfato(IP3), que estão associados à membrana plasmática e ao espaço intermembrana onde eles podem alcançar e regular proteínas efetoras associadas à membrana.
A fosfolipase C (PLC) é uma enzima localizada na membrana plasmática que converte um fosfolípido membranar em duas moléculas que desempenham o papel de mensageiros secundários no interior da célula.
Resumo: As fosfolipases são uma família de enzimas encontradas em várias fontes biológicas incluindo os organismos procarióticos e eucarióticos. As aranhas do gênero Loxosceles, conhecidas popularmente como aranhas marrons, são eficazes em produzir em seus venenos uma grande proporção de fosfolipases-D.
20 curiosidades que você vai gostar
A adenilato ciclase sintetiza cAMP
A ativação desta enzima tem como consequência o aumento da concentração do cAMP no interior da célula. O cAMP é um segundo mensageiro que possibilita a transmissão do sinal de uma hormona (primeiro mensageiro) para dentro da célula.
As fosfolipases A2 pertencem a uma superfamília de proteínas com funções enzimáticas semelhantes, responsáveis pela hidrólise de fosfolipídeos e, assim, pela liberação de ácidos graxos e lisofosfolipídeos que participam de diversas atividades fisiológicas, como inflamação, ativação plaquetária, sinalização, ...
Apesar de as proteínas serem importantes para as vias de transdução de sinal, outras moléculas podem participar da mesma forma. Inúmeras vias envolvem segundos mensageiros, moléculas pequenas e não proteicas que repassam um sinal iniciado pela ligação do ligante (o “primeiro mensageiro”) a seu receptor.
Esses eventos ocorrem após a ligação dos hormônios aos seus receptores de membrana, que vão ativar as proteínas G e gerar um segundo mensageiro, tais como AMPc, diacilglicerol, ou íons cálcio.
Como trabalhar a atenção e concentração?
Como transformar mm em fração?
Como fazer um PPAP passo a passo?
É possível trabalhar no Canadá com visto de turista?
O que pedir ao Boiadeiro na Umbanda?
Como se faz aplicação de botox no rosto?
Que curso fazer para trabalhar em escola?
Qual o valor do curso de Enfermagem na PUC?
Qual o objetivo de trabalhar Consciência Negra na Educação Infantil?
Como preparar sabonete de alecrim?
Como fazer uma trollagem pelo WhatsApp?
Qual é o significado da história do Patinho Feio?
Como fazer pipoca de carrocinha?
Como criar consciência fonológica na Alfabetização?
Como trabalhar a insegurança na terapia cognitiva comportamental?