Assim, a função do ego é tentar conciliar as reivindicações das três instâncias a que serve, ou seja, o id, o mundo externo e o superego. Para Freud, estamos divididos entre o princípio do prazer (que não conhece limites) e o princípio de realidade (que nos impõe limites).
O ego é a instância principal e exerce múltiplas funções, pois vai, por um lado, comunicar com o id (mundo pulsional) e, por outro, com o mundo exterior e tem de fazer a ponte entre o interior e o exterior e manter o equilíbrio entre as três estruturas existentes.
Na identificação o ego da criança é modificado segundo o modelo do pai e no caso da escolha de objeto isso não ocorre, sendo esses dois processos independentes. (FREUD, 1933a). O papel que o superego assume na vida do sujeito, inicialmente é exercido pelos agentes externos, ou seja, pelas figuras de autoridade.
Sigmund Freud, um dos principais nomes da psicanálise, usou os conceitos de id, ego e superego para explicar a personalidade dos indivíduos. Segundo ele, o id seria nossa parcela mais instintiva, que privilegia desejos, vontades, ímpetos, sem conhecer freios morais e éticos. Já o superego, seria um oposto.
O Id é a parte responsável por todos os instintos, desejos e impulsos primitivos do indivíduo, que são classificados como os “princípios do prazer”. O Ego, por outro lado, consiste na realidade da personalidade da pessoa, mantendo o equilíbrio entre as vontades do Id e as repressões do Superego.
42 curiosidades que você vai gostar
O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação. Segurando a onda dos elementos mais radicais dessas influências, o resultado pode ser um indivíduo em paz consigo mesmo – ainda que, às vezes, sua mente tenha de recorrer a escudos e disfarces para chegar lá.
O Superego se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo. O Superego atua como um “conselheiro” para o Ego. Isto porque o alerta sobre o que é ou não moralmente aceito, segundo os princípios que foram absorvidos pela pessoa ao longo de sua vida.
O Ego seria, para Freud, o elemento principal entre Id, Ego e Superego. Ele é a nossa instância psíquica e evolui a partir do Id, por isso, possui elementos do Inconsciente. Apesar disso, funciona principalmente a nível Consciente.
2 - A psique humana é dividida em três partes
Em alguns de seus trabalhos propostos durante a década de 1920, Freud sugeriu que a mente humana é dividida entre Id, Ego e Superego: o primeiro representa o inconsciente completo, parte impulsiva da psique que, durante a infância, proporciona apenas as capacidades básicas.
O que é uma construção convencional?
O que é um agente literário licenciado?
Qual a diária do Burj Khalifa?
Quando se deu o Barroco em Portugal?
Tem trem da Espanha para Portugal?
O que fazer em casos de assédio moral no trabalho?
Quais são os jogos de tabuleiro mais populares do Brasil?
Como se escreve por extenso 1200?
Quando salário pode ser penhorado?
Quem toma risperidona pode trabalhar normalmente?
Quais são as orações que tem na Bíblia?
Como colocar um espelho pesado na parede?
Quando deve ser depositado o vale alimentação?
Quais são as consequências do aumento da adubação nitrogenada para a saúde humana?
Como saber se você é plus size?
Quais são as regras do jogo da velha?