É na família que são desenvolvidos valores, hábitos e ideias sobre as coisas e o mundo, e é nela que aprendemos a nos relacionar com os outros. Portanto, a construção dessa sociedade inclusiva começa em casa. Os pais e as próprias pessoas com deficiência são seus principais agentes.
No contexto da Educação Inclusiva, essa relação família-escola contribui para uma melhoria no atendimento das necessidades da escola, aprimorando competência e estimulando a autonomia das crianças com deficiência, permitindo que sejam vencidos vários obstáculos e concretizando o processo de ensino e aprendizagem, uma ...
A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independente da forma como se apresenta na sociedade. Ela exerce uma grande força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que vêm sendo transmitidos de geração em geração.
O papel dos pais é estimular o comportamento de estudante nos filhos mostrando interesse no que eles aprendem a ensinar a educação básica e preparar os filhos para a vida. Já a escola complementa isso, oferecendo conteúdo e formação educacional.
Sociedade inclusiva é aquela que promove ações para que as crianças tenham acesso à educação, idosos à saúde, pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Entretanto, essa inclusão precisa ser feita respeitando as particularidades de cada cidadão, de cada família, de cada comunidade.
22 curiosidades que você vai gostar
Oito atitudes essenciais para a Educação InclusivaAtitude 2 Dar valor aos saberes e engajar a família.Atitude 3 Unir forças para incluir com mais qualidade.Atitude 4 Acreditar que todos podem aprender.Atitude 5 Oferecer variedade de materiais e atividades.Atitude 6 Apostar na potência de linguagens e da arte.
Confira agora 10 dicas essenciais para a inclusão:Adapte a sua escola. ... Crie um ambiente inclusivo. ... Convide a comunidade. ... Prepare os pais para a inclusão. ... Oriente seus professores e sua equipe. ... Explore o tema da inclusão. ... Ensine a postura a ser adotada. ... Evite o preconceito.
Os pais devem ser entendidos como medidores no processo de inclusão escolar, não visando apenas ao entrosamento social dos seus filhos, mas pensando no desenvolvimento educacional do mesmo. A escola deve responder às expectativas dos pais, pois eles possuem inseguranças em relação á inclusão escolares.
Melhora a imagem social da escola, reforça o prestígio profissional dos professores, ajuda os pais a serem melhores pais. Da mesma forma, estimula os professores a serem melhores professores. Não há uma única maneira correta de envolver os pais.
Como saber o tamanho certo do coletor menstrual?
Quantas calorias possui 100g de tomate?
Como funciona aparelho neurodyn?
Como funciona o benefício viagem da Gol?
Quantas solicitações de amizade posso enviar no Instagram por dia?
Como usar o aplicativo BE Closer?
Como funciona batismo na Igreja Católica?
Como saber se a amizade vai durar?
Qual o objetivo do atletismo paralímpico?
Como secar o cabelo com secador e pente?
Quantos bico de injeção tem o motor do carro?
Quais são as etapas do atendimento Pré-hospitalar?
Quais são as contas de resultado da empresa?
Qual reação química que acontece no bafômetro de dicromato de potássio?
Como eu sei que estou com sarampo?
Qual a importância de conhecer o balanceamento de um processo químico?