O papel social da escola, de acordo com a tendência pedagógica renovada progressivista, é promover a adequação das necessidades individuais do aluno ao meio social em que vive. Desta forma, a escola necessita se estruturar e se organizar de forma a reproduzir a vida como ela é no seu cotidiano.
O aluno passa a ter a autonomia da sua aprendizagem. Ele passa a proporcionar a sua própria aprendizagem, atribuindo maior responsabilidade ao seu atual papel de promotor-receptor do conhecimento. Das suas atividades nasce aquilo que será incorporado na sua estrutura cognitiva, tornando-o consciente.
A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor é auxiliar das experiências. ... A Escola procura preparar indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
O papel da escola na tendência liberal tradicional é o preparo cultural, intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. ... Em suma, o compromisso da escola, nesta pedagogia, é com a cultura, pois entende que os problemas sociais pertencem à sociedade.
Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional, em fins do século XIX, no continente europeu e nos Estados Unidos.
29 curiosidades que você vai gostar
Contrariando o modelo tradicional do ensino, a Escola Nova entendia que o aluno deveria ter plena liberdade para exercer o seu pensamento crítico, e assim a reflexão era um dos princípios pedagógicos mais importantes deste movimento.
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.
O papel da Escola Tradicional
O objetivo das instituições de ensino que utilizam a educação tradicional é preparar os alunos para a convivência social, de acordo com o status quo da sociedade na qual convivem.
Segundo esse quadro teórico, a tendência liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço.
Tendência liberal tradicional / A Didática Tradicional[editar] São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. ... O aluno passa a dominar o conteúdo cultural e universal, transmitido pela escola.
Renovada não-diretiva: há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno.
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.
É aquele que transmite os conhecimentos aos estudantes, pois é o detentor do saber.
As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. ... Isso nada mais é do que buscar o sentido da prática docente”.
Em suma, a pedagogia crítico-social dos conteúdos defende a prática de uma educação escolar por meio da qual professores e alunos construam através dos conteúdos de ensino uma consciência crítica para transformação da sociedade, valorizando os processos mentais e as habilidades cognitivas do educando.
Existem 4 tendências pedagógicas liberais, vamos conhece-las.Tradicional. ... Liberal renovada progressivista. ... Liberal renovada não-diretiva. ... Tecnicista. ... Progressista libertadora. ... Progressista libertária. ... Progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica.
Fundamentada nas ideias iluministas, a Pedagogia Liberal Tradicional foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje. Essa tendência surge por volta do século XVI, como uma alternativa à escola medieval, de base religiosa.
A escola tradicional
Uma sala de aula tradicional é onde o professor modera e regula o fluxo de informações e conhecimentos. Espera-se que os alunos continuem desenvolvendo seus conhecimentos sobre um assunto fora da escola por meio de exercícios de lição de casa.
A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. ... Não há lugar para o aluno atuar, agir ou reagir de forma individual. Não existem atividades práticas que permitem aos alunos inquirir, criar e construir.
No método tradicional de ensino, o professor é considerado figura central e único detentor do conhecimento, que é repassado aos alunos, normalmente, por meio de aula expositiva. Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.
Além disso, visava colocar o educando como centro do processo educativo. No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
A Escola Nova dá ênfase à necessidade de um bom relacionamento afetivo em sala de aula, tanto entre professor e aluno quanto entre os alunos, proporcionando nestes, segurança e confiança na sua capacidade de pensar criativamente. Na concepção da Escola Nova, é importante a cooperação e a compreensão.
O método de ensino da Escola Nova baseia-se na centralidade do aluno no processo educativo, enquanto que o professor é compreendido como mediador do aprendizado, ou seja, responsável por mediar à construção do “conhecimento”. E, este “conhecimento” deve ser gestado e desenvolvido a partir da curiosidade do aluno.
A Escola Nova recebeu muitas críticas. Foi acusada principalmente de não exigir nada, de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de acreditar ingenuamente na espontaneidade dos alunos.
A escola renovada propõe um ensino que valorize a autoeducação (o aluno como sujeito do conhecimento), a experiência direta sobre o meio pela atividade; um ensino centrado no aluno e no grupo (p. 55).
Como trabalhar as estações na educação infantil?
Como perder o medo e ter coragem?
Qual o objetivo de trabalhar rotina na educação infantil?
Como perder o medo de ir à academia?
O que precisa para começar a vender crepe?
O que falar pra uma pessoa que tem autoestima baixa?
Qual o objetivo de se trabalhar com colagem na educação infantil?
Como pedir separação para o marido?
Como ter coragem de trocar de emprego?
Como interpretar notas musicais?
Quanto ganha um promotor de justiça nos Estados Unidos?
Quanto ganha um professor de Biologia do ensino médio?
Como ser uma revendedora top mais?
Como ser diretor no The Sims 4?